Skip links

Advogado (a) criminalista não é despachante do crime

O assunto abordado é fundamental em nome da ética e do real significado da advocacia no âmbito criminal que não se mistura com o crime. É preciso separar o joio do trigo, afinal, o trabalho dignifica o homem.

O criminalista é o advogado (a) técnico (a), que estuda e trabalha diuturnamente na defesa e garantias dos direitos fundamentais, inerentes ao ser humano, sem distinção. Não compactua com a atitude criminosa e sim aponta soluções jurídicas para cada caso em concreto.

O título do artigo, foi inspirado no colega advogado criminalista Doutor Mário de Oliveira Filho, que afirmou que advogados criminalistas não são “despachante de corrupção em órgãos estatais”, e que profissionais que fazem isto devem ser processados criminalmente e expulsos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Pois bem, ser advogado (a) é algo sublime, é uma das profissões mais lindas, é ser a voz da justiça para inúmeras pessoas, é estudar todos os dias em busca de soluções, advogar é uma arte para poucos. E condutas isoladas de alguns, não podem macular a profissão.

O Estado Democrático de Direito foi consolidado no Brasil pela Constituição Federal de 1988, o artigo 133, que estipula que “O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”, sendo o advogado essencial à concretização da Justiça, dentro dos fundamentos constitucionais do direito de defesa, do contraditório e do devido processo legal.

Em especial, o (a) advogado (a) criminalista não defende o crime e sim o direito. Não podemos compactuar com a banalização ou generalização em atitudes isoladas de alguns, que ferem os deveres legais, morais e éticos na advocacia.

O criminalista é imparcial no que tange ao julgamento pessoal na conduta de seus clientes, portanto, a sociedade deve se atentar a questão e não recriminar o trabalho de ninguém, principalmente do militante na área criminal.

Não confunda, a advocacia criminal não é a advocacia criminosa! Avante!

X