Skip links

Nova diretoria toma posse na Abracrim-RS

Tomou posse, na última quinta-feira, 16 de março, a nova diretoria da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas do Rio Grande do Sul (Abracrim/RS) para o triênio 2023-2025. A nova presidente é a advogada Fernanda Osorio e o vice-presidente Carlo Velho Masi. A solenidade foi realizada na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Rio Grande do Sul, (OAB/RS). A abertura do evento ficou a cargo da vice-presidente da OAB/RS, Neusa Bastos, que também com a participação do advogado criminalista e presidente da comissão nacional de Defesa das Prerrogativas da Advocacia Criminal da Abracrim, Aury Lopes Jr., que, na oportunidade, representou a diretoria nacional e saudou a presidente Fernanda Osório e toda a diretoria estadual que foi empossada.

O criminalista Aury Lopes ressaltou a grande importância daquele momento de união e fez questão de lembrar dos colegas que presidiram a Abracrim-RS com o registro de parabéns a Jader Marques, Ezequiel Vetoretti e Raccius Potter que deram suas valiosas contribuições para o fortalecimento da Abracrim e da advocacia criminal gaúcha e brasileira.

Fernanda Osório, 44 anos, é advogada criminalista, doutoranda em Ciências Criminais (PUC-RS) e mestre em Ciências Criminais (PUC-RS), além de especialista em Ciências Penais (PUC-RS) e diretora de cursos da Escola Superior da Advocacia da OAB/RS. Na posse, a nova presidente da Abracrim/RS destacou que a força coletiva dos advogados e advogadas criminalistas é essencial para defender o Estado Democrático de Direito no país.

“Muito me honra em ser a primeira mulher a ocupar a presidência da direção executiva da Abracrim/RS. Reconheço o significado e a responsabilidade de estar aqui. Reconheço o poder simbólico que existe em representar a advocacia criminalista e ao mesmo tempo fazer cada mulher advogada criminalista se sentir representada e inspirada a confiar na própria capacidade de exercer a profissão com ética e maestria. Assumo hoje o compromisso de trabalhar ativamente para defender as garantias do livre exercício profissional e os direitos dos advogados e advogadas criminalistas. Comprometo-me com as finalidades de promover a cooperação, aprimoramento, união e solidariedade, além do aprimoramento técnico e científico da classe advocatícia e de resgatar e registrar a memória da advocacia criminalista. Advocacia criminalista é para quem tem coragem. Coragem de defender a Constituição, o devido processo legal, as garantias processuais penais, os direitos humanos e sofrer retaliações e ofensas em virtude dessa defesa. Coragem de ser resistência em um cenário de conservadorismo e autoritarismo. A nossa força individual é enorme, mas a nossa força quando unidos é ainda maior. Devemos lembrar todos os dias que a defesa do Estado Democrático de direito deve ser nosso valor primordial e principal compromisso. Que estejamos unidos para abrir caminhos e ser nos jardins das flores cortadas a primavera que jamais poderá ser detida”, frisou a nova presidente.

Raccius Potter destacou a força da representatividade feminina durante a cerimônia de posse da nova diretoria. “Continuarei auxiliando a Abracrim no que for preciso sempre. Muito feliz e com o sentimento de dever cumprido. Uma brevíssima prestação de contas: a) implementamos um rigoroso controle que resultou em inadimplência zero aqui no estado do RS; b) aumentamos em quase 70% o número de novos associados (mesmo em um contexto de pandemia); c) aprimoramos o acolhimento institucional dos associados; d) promovemos mais de 80 atividades, dentre elas: dezenas de eventos, acadêmicos e institucionais, presenciais e virtuais; ofícios/requerimentos a autoridades; notas públicas em defesa dos associados e da advocacia criminal; atendimentos contra violação de prerrogativas advocatícias; pesquisas; e, por fim, intervenções como Amicus Curiae/3º interessado na defesa das prerrogativas do associados que nos provocaram. É motivo de muito orgulho ser sucedido por uma pessoa do teu gabarito, Fernanda Osório, uma referência na academia e na advocacia. Boa sorte a ti e ao grande amigo Carlo Velho Masi que tanto colaborou na nossa gestão e foi um braço direito excepcional. Especiais agradecimentos ao presidente da Abracrim Nacional Sheyner Asfóra e ao Elias Mattar Assad, ex-presidente nacional, e presidente emérito da associação. Viva a advocacia criminal brasileira! Viva a Abracrim”, afirmou o advogado que agora estará a frente da diretoria administrativa-financeira da Abracrim-RS.

Veja a composição da nova Diretoria Executiva da Abracrim/RS

Diretoria Executiva – Gestão 2023 a 2025
Presidente: Fernanda Osorio
Vice-Presidente: Carlo Velho Masi
Secretária-Geral: Roberta Schaun
Diretor Administrativo-Financeiro: Raccius Potter
Diretor de Assuntos Acadêmicos: Marco Antônio de Abreu Scapini
Diretor de Eventos do Interior: Leonardo Sagrillo Santiago
Diretor de Prerrogativas: Fabio Silveira
Diretora de Comunicação Social: Maira Marques
Diretora de Eventos da Capital: Emiliane Gauer
Ouvidora: Helena Costa Franco

X