Skip links

Encontro Brasileiro da Advocacia Criminal 2024 começa hoje em Vitória (ES)

Vitória será a Capital da advocacia criminal brasileira nos próximos dias. Começa nesta quarta (05) o XIII Encontro Brasileiro da Advocacia Criminal (EBAC), que reunirá grandes nomes do direito brasileiro até sexta (07). O evento vai discutir temas relevantes para a sociedade, como fake news, política criminal de drogas, ESG, economia digital, crimes eleitorais e perspectiva de gênero e raça.

Promovido pela Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), o EBAC 2024 conta com 1 mil participantes inscritos.

O presidente nacional da Abracirm, Sheyner Asfóra, destaca que o evento será uma experiência única de ser criminalista. “Nesta hora somos só gratidão a todos vocês que deram valiosos contributos na divulgação e importantes ações para que tudo ficasse pronto sendo possível a realização da nossa maior confraternização que é o EBAC. Está tudo pronto! De parabéns Homero Mafra pela coordenação local⁩, a toda a diretoria nacional, a todos da Abracrim-ES e a vocês de todos os estados e de todo o Brasil! Lembro, neste instante, das palavras do publicitário Nisan Guanaes quando disse que “tudo o que fica pronto na vida foi construído antes, na alma.” E este EBAC foi assim. Foi sonhado e foi se construindo por muitos e por todos nós em nossas almas até o dia de hoje quando, após muito empenho, dedicação e noites em claro, o EBAC se torna realidade para abraçar a família Abracrim e toda a advocacia criminal brasileira”, ressalta.

A abertura solene do evento acontece às 18h30, com a presença do professor argentino de criminologia e direito penal, Gabriel Ignácio Anitua e do advogado do Paraná, ex-presidente e membro fundador da Abracrim nacional, Elias Mattar Assad. O governador Renato Casagrande, o presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk, o presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Samuel Meira Brasil e o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, devem estar presentes.

Na quinta-feira (06), a programação começa pela manhã e segue até o início da noite com destaque para temas como os “Impactos da tecnologia e Estado Democrático de Direito” e “Prerrogativas da advocacia e perspectivo de gênero e raça”, com a participação de Silvia Souza, Conselheira Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB, e Soraia Mendes, especialista em feminicídio e atual representante das vítimas nos casos de assédio das funcionárias da Caixa Econômica Federal.

A sexta (07), último dia de evento, será um dia agitado com a participação de nomes importantes da advocacia. Às 11 horas, a primeira magistrada negra da história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ministra Edilene Lôbo falará sobre crimes eleitorais e perspectiva de gênero e raça. Às 14 horas, o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo discutirá ESG, lei anticorrupção e advocacia criminal. E às 15h30, o juiz de Santa Catarina, Alexandre Morais da Rosa, vai debater novas tecnologias e sistema de justiça.

Veja a programação completa:

DIA 5

18:30 – Abertura Solene

19:30 – Abertura com Gabriel Ignácio Anitua (Argentina) e Elias Mattar Assad (Paraná)

DIA 6

9 horas – Mesa 1: Impactos da tecnologia e Estado Democrático de Direito com Geraldo Prado (Rio De Janeiro), José Luís Bolzan de Morais (Espírito Sano) e Ana Elisa Bechara (São Paulo)

10h30 – Mesa 2: Prerrogativas da advocacia e perspectivo de gênero e raça com Thiago Minagé (Rio De Janeiro), Silvia Souza (Brasília) e Soraia Mendes (Brasília)

14 horas – Mesa 3: Novas formas de advogar no âmbito da justiça criminal com David Metzker (Espírito Santo), Nestor Távora (Bahia) e Lígia Kunzendorff Mafra (Espírito Santo)

16 horas – Mesa 4: Fake news e crimes contra o estado democrático de direito com Raphael Boldt (Espírito Santo), Ricardo Jacobsen Gloeckner (Rio Grande Do Sul) e Alexandre Pimentel (Pernambuco)

17h30 – Mesa 5: Política criminal de drogas e execução penal com Luiz Carlos Valois (Amazonas), Maria Lúcia Karam (Rio De Janeiro) e Alice Bianchini (São Paulo)

DIA 7

9 horas – Mesa 6: Crime, consumo e economia digital com Raquel Scalcon (São Paulo), João Paulo Martinelli (São Paulo), Laís Bergnstein (Paraná) e Marlus Arns (Paraná)

11 horas – Mesa 7: Crimes eleitorais e perspectiva de gênero e raça com Edilene Lobo (Minas Gerais) e Ludgero Liberato (Espírito Santo)

14 horas – Mesa 8: ESG, lei anticorrupção e advocacia criminal com Flaviane De Magalhães Barros (Minas Gerais), Anamaria Prates Barroso (Brasília) e José Eduardo Cardozo (São Paulo)

15h30 – Mesa 9: Provas, novas tecnologias e sistema de justiça com Alexandre Morais Da Rosa (Santa Catarina), Marina Pinhão Coelho Araújo (São Paulo) e Gabriel Brezinski Rodrigues (Espírito Santo)

19h30 – Encerramento com Alberto Zacharias Toron (São Paulo) e Luiz Flávio Borges D’urso (São Paulo)

Serviço

XIII Encontro Brasileiro da Advocacia Criminal – EBAC

Data: 5, 6 e 7 de junho

Local: Espaço Patrick Ribeiro, Vitória-ES

Saiba mais sobre o EBAC 2024 no Instagram @ebac܂abracrim

X