Skip links

Outubro Rosa da Abracrim: agenda especial em prol da saúde e dos direitos das advogadas criminalistas


Com o encerramento do Mês da Abracrim, em setembro, e o início do “Outubro Rosa da Abracrim”, a Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim) se prepara para realizar uma série de ações em prol da saúde e defesa das causas femininas. A campanha deste ano, voltada para a conscientização sobre o câncer de mama e a prevenção à violência contra as mulheres, promete engajamento de advogadas e advogados criminalistas de todo o país.

Segundo Adriana Splengler, vice-presidente nacional da Abracrim, este mês é um lembrete para que todas as mulheres, especialmente as advogadas, cuidem de sua saúde. “A vida da advogada, como toda profissional envolve uma rotina estressante e que muitas vezes faz com que vá adiando a consulta ao médico, deixando de prestar atenção aos sinais que o corpo apresenta. Portanto, a Abracrim reafirma a importância desse cuidado neste mês . A campanha serve de alerta para todas porque o exame não cura mas detecta um possível começo que será totalmente curável.”

Ana Paula Trento, secretária-geral da Abracrim nacional e presidente da Abracrim Mulher, reforça que o Outubro Rosa vai além da conscientização: “É uma oportunidade de reforçar o poder da prevenção e a força da união na luta contra o câncer de mama. Minha alma se alegra ao ver a mobilização de todas as advogadas criminalistas que fazem da comissão da Abracrim Mulher, um exemplo de luta, conquistas, acolhimento e vitórias! Parabéns e gratidão a todas e todos por tantos projetos realizados, gratidão a todas e todos que fazem da Abracrim sinônimo de esperança, força e amor!”.

Entre as principais ações da Abracrim para esse mês estão:

  • Cartilha dos Direitos da Mulher Advogada: Criação de uma cartilha que reforce os direitos das advogadas para o exercício pleno de sua profissão.
  • Campanha contra a Violência: Diante do aumento dos casos de violência contra a mulher no Brasil, será realizada uma campanha nacional de conscientização e prevenção de toda forma de violência.
  • Protocolo de Prevenção: Elaboração de um Protocolo de prevenção à violência contra a mulher, alinhado com a Lei 14.786/2023, que trata do enfrentamento à violência no âmbito esportivo, podendo servir de modelo para outras áreas.
  • Eventos e Palestras: Promoção de eventos focados na saúde da mulher, especialmente sobre a prevenção e enfrentamento do câncer de mama.
  • Parcerias e Protocolos de Intenção: Assinatura de Protocolo de Intenção para difundir a cultura do respeito e não violência, inspirando-se em iniciativas como a do Clube de Regatas do Flamengo, que recentemente firmou parceria com o governo do Rio de Janeiro em prol dessa causa.
  • Divulgação nas Redes: Solicitação de cards com a logomarca da Abracrim na cor rosa para ser utilizada nas redes sociais e no site durante todo o mês.
  • Incentivo à Produção Científica: Estímulo à produção de artigos por associadas para publicação no site da Abracrim e envio aos portais jurídicos, visando a disseminação de conhecimento sobre temas de interesse da advocacia feminina.

X