Skip links

Ao Advogado e Professor Amadeu de Almeida Weinmann.

De Elias Mattar Assad
Presidente da ABRACRIM
Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas.
Nobre Decano da Advocacia Criminal Brasileira.
O desrespeito é a antítese do Direito.
Brindastes-me com agradáveis recepções em Porto Alegre, sempre. Patriotismo, respeito e fidalguia são suas características maiores, em meio a lições que brotam de suas constantes observações, reveladoras de amor aos estudos e reflexões.
Vivemos tempos difíceis de desrespeitos e crises conceituais, que desafiam aqueles valores maiores que povoam e enobrecem a generosidade da alma humana. A sacralidade das nossas missões na advocacia, magistratura e Ministério Público, tem sido conspurcada por inscientes que se deixam levar pela massa ignara em seus sanguinários e insaciáveis instintos, desertando de seus reais compromissos em espécie de perjúrio democrático e delinquência processual. Comparemos as posturas e pregações públicas de muitos lidadores da justiça brasileira, com o que se comprometeram solenemente ao receberem seus graus de bacharéis da república e, reiterados tais votos solenemente (“ego promitto me semper”…), junto a OAB, MP e Magistratura por ocasião da entrega de suas credenciais após aprovação em bem elaborados exames e concursos.
Momentos há que nos revoltamos e revidamos, como um britador faria, para destruir a pedra bruta da solércia.
No seu caso, pelo seu passado impoluto e diamantino, aqui da planície, mas com o guindaste da nossa amizade, ouso lhe pedir que sigas altivo sempre. Marchando e olhando para frente sem perderes mais um minuto de seu precioso tempo. Olhes na estante os seus livros escritos e enfileirados em espécie de linha do tempo. Recordes cada um dos seus alunos e turmas, estagiários e profissionais de todos os ramos da Justiça, que rumaram ansiosos para salas de aulas e anfiteatros para ouvi-lo. Das palestras que sempre destes e darás ainda por longos anos para a Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas, que, conosco, fostes membro fundador. Cada diploma, certificado, placas e homenagens que recebestes. O bom brasileiro que és. E sorria aquele sorriso que se esboça e se estanca na face dos verdadeiros vitoriosos. Olhes os fatos da distância e altura da plataforma que construístes, a duros golpes de nobreza, tornando-os menos pontiagudos na certeza de que jamais o atingirão.
Certa feita meu saudoso professor de direito penal Milton Luiz Pereira, depois Ministro do STJ, tratando da “retorsão imediata” lembrou, em sala de aula, que ofensas contra a honra alheia sempre derivam de misérias humanas.
Recordo aqui de Napoleão: ”do alto
daquelas pirâmides, quarenta séculos vos contemplam”, pois falar do Decano Amadeu para a comunidade jurídica é tão desnecessário como falar de Júlio César para os romanos.
Estás na gávea da nau da Advocacia Criminal Brasileira, ao lado dos melhores dos nossos.
Minha solidariedade e admiração de sempre e para sempre.
Porto Alegre, 7 de Fevereiro de 2018.
Elias Mattar Assad
Presidente Nacional

X