Skip links

Nota de pesar da ABRACRIM-PA pelo falecimento do magistrado ​ELDER LISBOA FERREIRA DA COSTA

O SILÊNCIO DE UM POETA DAS LETRAS E UM DEFENSOR DAS LITURGIAS DA IGUALDADE E HUMANIDADE … Hoje – DIA DO AMIGO – um grande amigo da advocacia silenciou, dorme o corpo, enquanto o espírito caminha na luz, para a Morada do Senhor.

Elder Lisboa, o ser humano que lutou o melhor combate, venceu batalhas, suportou preconceitos com a dignidade e altivez dos reis, e, com a realeza dos iluminados escreveu uma das mais belas histórias que o academicismo caboclo paroara presenciou. O professor-imortal, o juiz-humano, assim nascia, parido do ventre da MÃE JUSTIÇA o humanista que ganhou o mundo, agraciado com a toga da Rainha, e a bega do pós-doutorado na luta por um mundo melhor e mais justo.
Muitos escreverão sobre os seus livros e o legado acadêmico, sim, correto estão, pois na estande de um universitário por gerações e gerações as letras do Mestre lá estarão, guardando em cada página o humilde menino que do candeeiro que usou para aprender e realizar os seus sonhos, ao fim de tudo, ganhou a dimensão da luz solar, pois “aquele que aprende, e com humildade repassa os seus ensinamentos, cumpriu a sua jornada.”.
O magistrado que firme lavrava as suas decisões, polêmico como só os sábios podem ser, amado por muitos, odiado por mentes reduzidas, fez-se maior que tudo, e nas suas escolhas, alguns poucos e fiéis amigos conheceram o HOMEM e suas fragilidades.
Hoje, nós da ABRACRIM abrimos as mãos das sentenças, jurisprudências, doutrinas e lutas. Hoje somos o silêncio em orações, a dor miúda e intensa de uma saudade que começa a queimar o peito. Hoje somos, todos nós, um sonoro aplauso em homenagem ao Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz, Professor e Imortal ELDER LISBOA FERREIRA DA COSTA.
Valério Saavedra
Presidente ABRACRIM/PA
X