Skip links

NOTA DE PESAR pelo falecimento do desembargador Aurélio Corrêa do Carmo – ABRACRIM-PA

A ABRACIM-PA – Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas no estado do Pará – vem a público manifestar seu pesar pela morte do desembargador Aurélio Corrêa do Carmo. Pelas palavras do nosso presidente, Valério Saavedra, registramos nossos sentimentos. Que os exemplos deixados pelo desembargador possa sempre ser o alento da família.

Um grande homem, uma pessoa maravilhosa e um profissional sem igual, assim era nosso querido Mestre Dr. Aurélio Corrêa do Carmo, que entretanto nos deixou. Até sempre e que descanse em paz.

Nascimento: 31 de janeiro de 1922 em Belém do Pará.
Bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Pará em dezembro de 1944. Paralelamente aos estudos universitários, trabalhou como Escriturário do Tribunal de Justiça do Estado do Pará.
Entre 1945 e 1956 exerceu as funções de Promotor Público da Comarca de Castanhal e depois da Capital Belém.
Foi Assistente Judiciário Cível, Chefe da Assistência Judiciária, Secretário do Ministério Público, Delegado de Polícia de Belém e Corregedor do Departamento de Segurança Pública.
Foi Chefe de Polícia do Pará de 1956 a 1959 durante o governo de Magalhães Barata.
Lançou-se candidato ao Governo do Pará em 1960, sendo eleito e tomando posse em 31 de janeiro de 1961.
Durante seu Governo foram criadas as Centrais Elétricas do Pará (Celpa) e o inicio das atividades do Banco do Estado do Pará. Permaneceu no mandato de governador até 1964 e após este período passou a atuar como advogado.

Data da posse no Desembargo: 25 de outubro de 1985. Aposentadoria: 19 de fevereiro de 1992. Depois disso, retornou à Advocacia.

X