Em Mato Grosso do Sul, diretoria da ABRACRIM é recepcionada por presidente do TJ
A Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (ABRACRIM) foi oficialmente apresentada ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, na tarde dessa terça-feira (3), oportunidade em que o desembargador presidente, João Maria Lós, recepcionou a presidente do Comitê Gestor da ABRACRIM-MS, Karoline Alves Crepaldi, a vice-presidente, Cristina Conceição Oliveira Mota, e o conselheiro nacional da advocacia criminal, Alexandre Franzoloso. No encontro, que ocorreu na sede do TJ em Campo Grande, o grupo de advogados criminalistas apresentou reivindicações e fez um convite ao desembargador presidente para participar do VII Encontro Brasileiro de Advogados Criminalistas.
“Nossa missão é proteger o advogado criminalista e promover o conhecimento entre nossos pares”, declarou Karoline ao apresentar a ABRACRIM. Criada em 1983, em Curitiba, Paraná, a instituição ganhou representatividade em Mato Grosso do Sul em 2015, quando a advogada assumiu o Comitê Gestor. “Quanto mais unidos, mais valorizada e forte tornamos nossa classe”, justificou. Com um calendário de eventos que inclui seminários e palestras, a intenção da ABRACRIM-MS é levar aperfeiçoamento profissional a todos os advogados criminalistas do Estado. Além do evento nacional, há previsão de um encontro estadual, com realização no segundo semestre deste ano.
Na pauta de reivindicação do grupo apresentada ao desembargador presidente está a criação da Quarta Câmara Criminal. De acordo com o conselheiro Alexandre Franzoloso, a nova instância provocaria uma oxigenação nas câmaras. O desembargador presidente sinalizou que a demanda já foi levantada, mas que deve passar por aprovação do Conselho Nacional de Justiça. Outra demanda apresentada a Lós foi a realização de audiências por videoconferência. De acordo com a presidente do Comitê Gestor, a implantação de sustentação oral pela internet auxiliaria os advogados do interior, evitando o deslocamento até a Capital. A demanda será formalizada pela ABRACRIM-MS.
A situação do sistema prisional estadual, sobretudo no município de Dourados – segunda maior cidade do Estado e com maior quantidade de apenados no presídio de segurança máxima – foi debatida pelo grupo. O acesso de advogados às instalações dos presídios e a defesa das prerrogativas foram pontos defendidos pelo grupo. Ainda tratando do interior, foi anunciado que a cidade de Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, irá ganhar um novo Fórum, mais moderno e com espaço para pelo menos 10 varas.
Por fim, o grupo convidou o desembargador presidente para participar do VII Encontro Brasileiro de Advogados Criminalistas, que será realizado no dia 30 de junho e 1º de julho, na PUC, em Curitiba. Reunindo grandes nomes da advocacia nacional, o evento debaterá os Rumos da Advocacia Criminal Brasileira. Lós elogiou a programação do evento e declarou sua intenção de participação, oportunidade em que, segundo ele, reencontrará os mestres da advocacia criminal nacional que foram seus professores.
Sobre o encontro, o Comitê Gestor da ABRACRIM-MS avaliou de forma positiva. “Essa abertura do TJMS em ouvir e buscar o atendimento dos pleitos dos advogados criminalistas do Estado se traduz em maior valorização da nossa classe “, afirmou Alexandre Franzoloso. Karoline considera que “receber o respaldo do Tribunal contribui para o fortalecimento do grupo”. A advogada faz um convite a todos os advogados criminalistas para fortalecerem a união por meio da associação à ABRACRIM, que pode ser feita no site da entidade (www.abracrim.adv.br). Participaram da reunião ainda os advogados Carolyne Dittmar, Luiz Carlos Saldanha Júnior, Julian
oQuelho Ribeiro e André Bueno Guimarães.