Universidade do Ceará homenageia constitucionalista espanhol
Em solenidade na Faculdade de Direito, no último dia 10, a Universidade Federal do Ceará concedeu ao Professor Pablo Lucas Murilo de laCueva, juiz do Tribunal Supremo da Espanha, o título de Doutor Honoris Causa. “Estamos recebendo em nossos quadros, na qualidade de Doutor Honoris Causa, o Professor Pablo Lucas Murillo de laCueva, catedrático de Direito Constitucional da Universidade de Córdoba e magistrado da Suprema Corte da Espanha”, afirmou o Reitor Henry de Holanda Campos, durante a solenidade que outorgou o título ao constitucionalista espanhol.
O constitucionalista Paulo Bonavides, Professor Emérito da UFC, saudou o homenageado destacando “a copiosa produção de estudos da lavra de Pablo Lucas, acerca de temas variados e fundamentais de Ciência Política e de Direito Constitucional, que enriquece as páginas das revistas jurídicas mais conceituadas de sua pátria”.
Cueva é filho de Pablo Lucas Verdú, também constitucionalista espanhol, autordo primeiro tomo do livro clássico Teoria Política – feito em conjunto com o filho. Pablo Maria Lucas Murillo de laCueva nasceu em 1954, em Córdoba, Espanha. Licenciou-se em Direito, em 1976, pela Universidade de Deusto e, em 1978, obteve o doutorado, pela Universidade de Bolonha, Itália. Em 1983, ingressou no Ministério de Educação e Ciência da Espanha, como professor adjunto de Direito Político. Foi também professor da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED) e da Universidade Complutense, professor visitante de Direito Constitucional da Universidade de Bolonha, professor da Universidade Europeia de Madri e professor do Projeto de Formação e Capacitação do Poder Judicial, na Academia da Magistratura do Peru. Em 1989, passou a ocupar a função de catedrático de Direito Constitucional da Universidade de Córdoba, onde permaneceu até 2002, quando foi nomeado para o cargo de Magistrado do Supremo Tribunal espanhol.É autor de várias obras na área do Direito Constitucional e do Direito à Autodeterminação Informativa. Colaborou em 85 obras coletivas e é autor de 57 artigos publicados em revistas especializadas. (Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional daUFC. Informações do site http://www.direito.ufc.br/)