Justiça de São Paulo processa média de 13 assassinatos de mulheres ao mês
Por Thiago Crepaldi
Desde que o crime de feminicídio passou a ser contabilizado, em outubro de 2015, a Justiça de São Paulo processou 13 acusações do tipo por mês. Foram 136 casos julgados desde a criação do crime até dezembro de 2016. A Justiça paulista recebeu mais de 90 mil casos de violência doméstica só em 2016, conforme reportagem publicada no Anuário da Justiça São Paulo 2017.
O feminicídio foi criado pela Lei 13.104, de 9 de março de 2015. O texto alterou o artigo 121 do Código Penal para qualificar o homicídio caso ele seja cometido contra uma mulher em decorrência da condição feminina. O crime também foi incluído na lista de hediondos.
priorizando audiências e o julgamento de processos de violência contra a mulher, ação que ficou conhecida no Judiciário como Semana Nacional Justiça pela Paz em Casa, este ano na sétima edição.
O TJ-SP, por meio da Presidência e Corregedoria da Justiça, comunicou a todos os juízes de Direito que designassem o maior número possível de audiências e pautassem júris referentes a casos de violência contra a mulher. Estatísticas serão geradas para aferir o impacto da campanha.
Fonte: www.conjur.com.br