Delmanto faz palestra sobre Delação Premiada em Curitiba
O advogado Roberto Delmanto, considerado um dos mais conceituados criminalistas do país, fará palestra com o tema Delação Premiada, nesta segunda-feira, 17 de abril, no auditório da Faculdade Estácio de Direito, em Curitiba. O tema, que ganhou ainda mais visibilidade com o andamento da Operação Lava Jato, será abordado pelo palestrante pelas óticas filosófica e histórica, além da análise da atualidade.
Delmanto tem feito esta palestra em todo o país, despertando a atenção de suas plateias. Na abordagem filosófica, ele traz uma análise do utilitarismo e do humanismo. Na análise histórica, lembra desde o julgamento de Jesus Cristo, destacando que, no Brasil, a prática se iniciou com a traição de Joaquim Silvério dos Reis, que “entregou” Tiradentes. Trazendo o tema para a atualidade, Delmanto enfoca os desafios éticos da delação premiada, como o paradoxo ético a ser enfrentado: verdade com traição X mentira com lealdade. O palestrante traz, então, exemplos de delações e prisões em destaque na História brasileira atual.
Para Delmanto, o instrumento da delação premiada não promove a Justiça, uma vez que dá vantagens ao culpado, que se torna delator para obter benefícios. “Podemos dizer até mesmo que este é um objetivo torpe. Temos a injustiça embutida na Justiça”, afirma o criminalista. “Este instrumento promove o que tenho chamado de ‘metamorfose autofágica’: uma mudança de comportamento que culmina por consumir a si mesma”, explica. “Além disso, a delação tem criado um conflito pesado entre advogados de delatores e advogados de delatados”, comenta o jurista, que já esteve nas duas posições em sua trajetória profissional. “A análise desta situação me levou até mesmo a criar um neologismo (uma nova palavra): JUSINJUSTIÇA, pois não se promove a Justiça, e sim uma Justiça Injusta”, conclui.
Roberto Delmanto Junior é formado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco em 1991, onde obteve, em 1997, o grau de Mestre e, no ano de 2003, o título de Doutor em Direito Processual Penal. É conselheiro da OAB/SP e membro da 4a Câmara Recursal e da Comissão de Prerrogativas Profissionais. Ele veio a Curitiba a convite do presidente da ABRACRIM – Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas, Elias Mattar Assad, que é padrinho do curso de Direito das Faculdades Estácio de Curitiba – Universidade Estácio de Sá. “Todos nós, operadores do Direito, temos grande responsabilidade sobre a formação das novas gerações de juízes, advogados, membros do Ministério Público e Delegados de Polícias. Como padrinho de uma Faculdade de Direito tenho o dever de convidar grandes personalidades para perfeita formação dos alunos”, afirma Mattar Assad.
A coordenadora do curso de Direito da Estácio, Cristiane Castro Osternack, destaca que Mattar Assad tem se dedicado com afinco ao sucesso do curso, convidando profissionais de destaque nacional no Direito. “A palestra do dr. Delmanto é mais um presente que nos chega pelas mãos do nosso padrinho, dr. Elias Mattar Assad. Nossos alunos estão entusiasmadíssimos e ansiosos pela palestra, e nós ficamos cada vez mais orgulhosos em termos como padrinho do curso uma pessoa com a competência e o engajamento do dr. Elias”, afirma.
Serviço:
Palestra “Delação Premiada”, com Roberto Delmanto Junior
Faculdade Estácio – Curitiba – Universidade Estácio de Sá
Endereço: Av. Sen. Souza Naves, 1715 – Cristo Rei, Curitiba
19h