Skip links

Presidente nacional da ABRACRIM defende prerrogativas ao comparar advogado à família do acusado

O presidente nacional da ABRACRIM – Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas, Elias Mattar Assad, fez duras críticas ao Poder Público em geral, ao defender o respeito às prerrogativas dos advogados em discurso na sede da OAB/SC, em Florianópolis, na última sexta-feira, 1º de setembro. Ele esteve na capital catarinense para participar de evento da ASCRIMESC- Associação Catarinense dos Advogados Criminalistas. Mattar Assad lembrou que os advogados são o elo entre o Estado e as famílias, representando as angústias dos familiares e dos próprios acusados.
“A Constituição Federal, em seu artigo 5º, inciso 63, ressalta que aos acusados é assegurada a assistência da família e do advogado. Ou seja, o advogado é comparado à família do acusado. Os dois entes – família e advogado – não têm vínculo com o Estado. O advogado é quem vai à família. Os entes do Estado, como o juiz, o delegado e o promotor, não vão. Nós é que fazemos essa interlocução sagrada”, afirmou.
“Quando uma autoridade pública não nos recebe, está batendo a porta na cara da Nação brasileira”, disse o presidente, lembrando que o desrespeito às prerrogativas dos advogados não prejudica somente o trabalho do profissional, mas representa a negação de direitos da própria sociedade. “A mesma Constituição que diz que eles são juízes, promotores, delegados… também diz que somos advogados. E mais! Diz que somos invioláveis”, concluiu.
Mattar Assad recebeu, em Florianópolis, a Medalha Evilásio Caon, honraria concedida pela ASCRIMESC também ao advogado Leoberto Baggio Caon. O evento teve ainda a participação do presidente da ABRACRIM-SC, Hélio Brasil. Na ocasião, o advogado Guilherme Silva Araújo foi empossado como membro do Conselho Nacional da Advocacia Criminal, pelo estado de Santa Catarina.
Acompanhe o discurso do presidente :

Pronunciamento Elias Mattar Assad na OAB/SC

X