Skip links

Presidente nacional da ABRACRIM fala sobre situação da advocacia em Conferência da OAB/PA

O presidente nacional da ABRACRIM – Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas, Elias Mattar Assad, foi um dos palestrantes da Conferência da Advocacia promovida pela OAB/PA (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Pará). Ele falou sobre a atual situação da advocacia no Brasil e teceu graves críticas ao Poder Judiciário e à condução de casos rumorosos do país.
Para Mattar Assad, é imperioso que se cumpra a Constituição Federal e, segundo ele, a Carta Magna do país tem sido constantemente aviltada. “A saída para o Brasil é não desmantelar o direito posto e cumprir a Constituição! Não existe “plano B”. Esse “B” é de barbárie”, afirmou.
O advogado também criticou a intolerância crescente entre as pessoas, especialmente intensificada com o uso das redes sociais. “Nos isolamos em grupos virtuais e bloqueamos os que pensam diferente. A intolerância entre brasileiros aumenta em progressão geométrica.”
Para o presidente da ABRACRIM, a situação carcerária do país exige maior atenção das autoridades. “Nossos presídios não ressocializam. Morre-se aos poucos e muitas vezes todos os dias. Pior que a pena de morte”. Segundo ele, isso é reflexo também do descaso com que a própria advocacia vem sendo tratada nos tribunais. “Nos júris, praguejam contra nós! Ampla defesa não existe onde não se respeita a Advocacia”, disse.
O problema é complexo e atinge diversas esferas do Judiciário e atores do Direito, inclusive o Ministério Público. “Quer o MP penas sem processo, sem juiz e direito de defesa é ‘obstrução de justiça’. Trocamos filosofia, mãe de todas as ciências, pela economia e nossos juízes já fundamentam decisões no direito alienígena. Não somos vassalos!”, bradou o advogado.
Mattar Assad parabenizou a OAB/PA pela organização do evento e ao presidente da ABRACRIM-PA, Valério Saavedra, pela parceria e companheirismo.

X