Skip links

ABRACRIM COMPLETA 28 ANOS DE RESISTÊNCIA E LUTA PELAS PRERROGATIVAS DA ADVOCACIA CRIMINAL

A ABRACRIM – Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas completa 28 anos de existência, nesta semana. A ideia de fundar a entidade surgiu de um encontro entre criminalistas, em Curitiba/PR, em 1991.


O presidente nacional da ABRACRIM atualmente, Elias Mattar Assad, relembra os momentos históricos da fundação. “Em 1990, entre colegas criminalistas do Paraná, fundamos a Apacrimi – Associação Paranaense dos Advogados Criminalistas e, fui honrado com o exercício da primeira presidência. Convoquei o 1º Encontro Paranaense dos Advogados Criminalistas, a fim de garimparmos os problemas estaduais. Em junho de 1991, durante o evento, foi intrigante o interesse de Batochio – presidente da OAB/SP à época – em tomar conhecimento dos problemas que angustiavam a advocacia criminal no nosso Estado. Pode até parecer algo banal, mas na ocasião, encorajados, lançamos um manifesto e, na parte final, ousamos aprovar a convocação de um encontro brasileiro”, conta.

Em 1993, aconteceu o 1º Encontro Brasileiro dos Advogados Criminalistas, com a temática “Advocacia Criminal e Direitos Fundamentais” e convidados especialíssimos compareceram, foram eles: José Roberto Batochio, Evaristo de Moraes Filho, Técio Lins e Silva, Nilo Batista, Paulo Ramalho, Renê Ariel Dotti, José Carlos Dias, Miguel Reale Jr., Márcio Thomaz Bastos, Francisco Accyoli Neto, Osmann de Oliveira, Amadeu de Almeida Weinmann, Antônio Acir Breda, Jacinto Nelson de Miranda Coutinho, Mauro Ticcianelli, Dálio Zippin Filho, José Carlos Tórtima, Ronaldo Botelho, Luiz Flávio Borges D’Urso, Homero Mafra, Emanuel Messias de Oliveira Cacho, Evaldo Teixeira, Flávio Teixeira de Abreu, José Américo Petroneto, Osvaldo Jesus Serrão de Aquino, Antônio Bento Maia da Silva, entre incontáveis outros.

Em suma, o evento foi um sucesso nacional, com mais de 900 participantes, e aproveitou-se da ocasião, para fundar a Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas, mesmo sem recursos, sem patrocínios externos e, ainda, com as “raposas pessimistas”, como conta Assad.

Batochio e Evaristo de Moraes Filho participaram da palestra magna e Elias Mattar Assad ressalta como foi o momento: “Recordo com indescritível emoção, pela completa lotação do lugar do evento, que quando declarei abertos os trabalhos e após o hino nacional, tendo em conta que naquela mesa estavam os presidentes da OABPR e do Conselho Federal, passei a presidência dos trabalhos ao Presidente Batochio, que com grandeza e humildade afirmou: “Agradeço a honraria que me concede o presidente Elias e lhe devolvo a presidência”. Naquela noite de fundação da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas, também outorgamos a Batochio e Evaristo os títulos de Presidentes de honra da nova entidade.”


Em entrevista, Batochio ressaltou a importância da ABRACRIM, principalmente em tempos atuais, e enviou um recado curto, porém certeiro a todos membros da associação: “ABRACRIM: um grito de liberdade da sociedade brasileira contra o arbítrio e a tirania”.


Assad ainda ressaltou: “Se querem um país melhor, ao menos um Judiciário e advocacia ideais, implementando os objetivos da república insculpidos na nossa Constituição Federal, leiam e sigam tudo o que Batochio escreveu e o que venha a ensinar. Em suas palavras, invariavelmente alerta para os perigos do totalitarismo e terrorismos de estado contra cidadãos. Contagiem-se com sua paixão e amor pela liberdade e mirem-se em suas lutas!”. E complementa: “No ano de 1993, no 1º Encontro Brasileiro dos Advogados Criminalistas, em Curitiba, obra de muitas mãos, a ABRACRIM nasceu para ser a Advogada da Advocacia Criminal brasileira! Parabenizo o quadro social, dirigentes e membros fundadores! Estamos em todo o País e vamos aprimorando a cada dia! Em frente!”.


A ABRACRIM está em todas as capitais brasileiras e em franco processo de interiorização. Técio Lins e Silva diz que “tal obra é a construção da muralha dos indomáveis”.


Sheyner Asfóra, presidente da ABRACRIM em exercício, comemora e relembra sua trajetória na associação: “É motivo de honra e alegria celebrar os 28 anos da maior entidade associativa da advocacia criminal do Brasil. Como associado da ABRCRIM desde 2009 e, atualmente, estar na condição de presidente nacional em exercício, registro todo o meu orgulho, satisfação e responsabilidade de, ao lado dos demais diretores, membros do conselho superior, presidentes estaduais e presidentes de comissões, contribuir para o aperfeiçoamento institucional, com foco no objetivo maior que é o de defender as prerrogativas das associadas e dos associados que cumprem suas nobres missões no exercício profissional. A ABRACRIM nasceu do sonho e das ações de muitos abnegados, a exemplo do seu primeiro e atual presidente Elias Mattar Assad, um verdadeiro visionário, e essa entidade nacional, com toda a força e coragem dos seus associados, segue escrevendo a sua história unindo, valorizando e fortalecendo a advocacia criminal brasileira”, disse.

Luiz Flávio Borges D’Urso, fundador e também presidente de honra da ABRACRIM, faz questão de relatar a sua trajetória na entidade.

“Tudo começa com um sonho de nosso Presidente Dr. Elias Mattar Assad, que passamos também a sonhar.

Era 1993 e eu presidia a Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de São Paulo – Acrimesp.

O Presidente Elias me liga e me relata sua ideia de fundar uma entidade nacional, a que aderi de pronto, passando também a trabalhar para que tudo se concretizasse.

O sonho foi realizado!

Fundamos a nossa Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas, ABRACRIM, em um evento memorável no Paraná, congregando os colegas de todo o pais.

O Dr. Elias foi o primeiro presidente da nova entidade e eu o sucedi, com a missão de estruturar e consolidar a entidade nacionalmente.

O Dr. Elias anos depois voltou à presidência e a ABRACRIM foi instalada em todos os estados brasileiros.

Fui honrado com o título de Presidente de Honra de nossa entidade.

Já se passaram quase três décadas e o mesmo entusiasmo que sentimos na fundação, ainda incendeia nossos corações, mercê do Amor que acalentamos à Advocacia Criminal.

Parabéns à ABRACRIM, aos seus dirigentes e a todos os colegas que bravamente advogam neste segmento tão difícil e indispensável que é a Advocacia Criminal.

Vida longa à nossa entidade!”


A ABRACRIM foi fundada oficialmente em 17 de setembro de 1993, e nesses 28 anos de história e tradição, segue firme no combate às violações da prerrogativas da advocacia criminal brasileira.

Nannah Ribas – ABRACRIM NACIONAL

X