Abracrim e Instituto IBC firmam parceria em prol dos direitos humanos e da transformação social
Em um movimento estratégico em favor da cidadania, da justiça social e da valorização dos direitos humanos, a Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim) firmou um convênio de cooperação técnica com o Instituto Avançado de Ciências Sociais Aplicadas (IBC). A parceria visa fomentar ações conjuntas por meio do Observatório de Direitos Humanos e do Sistema Penitenciário Brasileiro, com foco na produção acadêmica, educação jurídica e promoção de políticas públicas.
A iniciativa prevê a realização de uma série de ações que incluem:
Publicação de editais para fomento à pesquisa acadêmica e científica;
Realização de congressos, palestras e oficinas sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos;
Produção de conteúdos sobre direitos e garantias no âmbito da execução penal;
Projetos sociais integrados com foco em cidadania, educação e acesso à informação jurídica.
De acordo com os representantes das instituições, o objetivo principal da parceria é ampliar o alcance da educação jurídica e contribuir com a qualificação do debate sobre o sistema penitenciário brasileiro, sempre com base na valorização da dignidade humana.
O presidente nacional da Abracrim, Sheyner Asfóra, celebrou a parceria. “É com muita satisfação que fortalecemos essa aliança com o Instituto IBC. Acreditamos que o conhecimento jurídico deve ultrapassar os muros das instituições e alcançar a sociedade como um todo. Essa parceria é um passo firme na construção de uma cultura de fortalecimento dos direitos humanos e de uma justiça acessível a todos. A Abracrim, ao lado do Instituto IBC, está pronta para se engajar e contribuir nessa ação conjunta que visa o aprimoramento do sistema penitenciário e a valorização da advocacia criminal.”
A vice-presidente nacional da Abracrim, Adriana Spengler, também destacou o compromisso social da iniciativa. “A união entre a Abracrim e o Instituto IBC representa o compromisso com a transformação social por meio da educação e da cidadania. Vamos levar informação, formação e dignidade às comunidades que mais precisam.”
Já a presidente do Instituto IBC, Rose Giacomin, reforçou o papel da pesquisa e do conhecimento como instrumentos de mudança. “Através do Observatório de Direitos Humanos e do Sistema Penitenciário Brasileiro, impulsionaremos a pesquisa com a entrega de dados relevantes e qualitativos para a sociedade. Nossas ações estarão pautadas no avanço da construção de conteúdo, promovendo um ambiente em que o conhecimento jurídico e os direitos fundamentais sejam acessíveis a todos. Estamos felizes e motivados em caminhar ao lado das autoridades da Abracrim nesta jornada. Acredito que essa aliança rompe barreiras e reafirma nosso compromisso de levar o conhecimento, fortalecendo a cidadania e a justiça social.”
Veja abaixo os termos do convênio firmado: