ABRACRIM e OAB cobram proteção a advogado ameaçado de morte em Goiás
Um advogado criminalista goiano foi alertado pela Polícia Civil de que sua vida havia sido “encomendada” por presos do sistema penitenciário do estado. A ABRACRIM-GO – Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas no estado de Goiás – e a OAB/GO estão acompanhando de perto o caso, cobrando das autoridades total segurança ao advogado e sua família.
O caso veio à tona com a prisão de um homem conhecido como Vitinho, preso com uma pistola Glock calibre 9 milímetros e uma foto do advogado em seu celular. O preso confessou que havia recebido ordens para matar o advogado criminalista Emerson Vita. A morte do advogado teria sido encomendada por outros dois presos, em troca de 300 gramas de crack.
Tão logo foi informado pelo delegado Douglas Pedrosa, da Delegacia de Investigação de Homicídios, o advogado pediu ajuda às autoridades, divulgando em vídeo um depoimento emocionado. O advogado conta que suspeita de que os presos querem sua morte, acreditando que ele teria alguma ligação com a morte do preso Thiago Topete, que morreu durante uma rebelião em fevereiro deste ano. “Eu fui assediado por vários meses por Thiago Topete para advogar para ele e sempre recusei. Mas, um dia, cedi a seus pedidos e fui conversar com ele. Falamos por mais de uma hora no parlatório e quando ele voltava para a cela estourou a rebelião e ele foi morto. Seus amigos espalharam injustamente a versão de que eu teria alguma ligação com sua morte, mesmo sendo desmentido por todos”, comenta.
Providências
Representantes da Comissão de Direitos e Prerrogativas (CDP) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB/GO) e membros da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas no estado de Goiás (ABRACRIM-GO) se reuniram para discutir formas de proteger a vida do advogado e cobrar segurança às autoridades. O presidente da ABRACRIM-GO, Alex Neder, afirmou que a entidade está acompanhando o caso e dando total apoio ao advogado. O presidente da CDP, David Soares, e a vice-presidente, Márcia Póvoa, lembraram que a comissão se soma à ABRACRIM em favor do advogado. “A OAB vai acompanhar o caso com todo o empenho e determinação”, destacou David Soares.
Também participaram da reunião advogados e membros da ABRACRIM-GO Ronaldo David, Roberto Rodrigues, Marcelo Bareato, Marcelo Rezende, Kelvin Wallace, Douglas Dauto Messoura, Danilo Vasconcelos e Luciana Valle.
O presidente da ABRACRIM-GO, Alex Neder cobrou ontem, em entrevista, a imediata intervenção das autoridades, como o secretário de Segurança Pública, Ministério Público e juízo de Execuções Penais. Para ele, são necessárias medidas duras para coibir essas pessoas e garantir que não aconteça nada ao colega advogado. Neder, membros da ABRACRIM-GO, o presidente da CDP David Soares e a vice-presidente Marcia Povoa, juntamente com o advogado ameaçado, Emerson Vita, estiveram com o promotor de Execuções Penais Marcelo Celestino e expuseram os fatos, pedindo providências urgentes.