ABRACRIM-ES atua em caso de violência e ameaça contra advogado
O advogado Renato Cintra, de Vila Velha-ES, foi vítima de agressão e ameaças por parte de um membro da Guarda Municipal neste sábado, 10 de junho. Tão logo tomou conhecimento do ocorrido, a presidente da ABRACRIM-ES – Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas no estado do Espírito Santo, Sharlene Maria de Fátima Azarias, acionou mais três associadas da entidade e todas se dirigiram ao local para prestar auxílio ao colega.
O advogado esteve no DPJ de Vila Velha para atendimento a clientes que haviam sido presos. Ao tentar ter acesso aos clientes, e já autorizado pela Polícia Militar e acompanhado de um policial, foi interpelado por um membro da Guarda Municipal, que o agrediu com empurrões e chegou a ameaçar atirar contra ele, afirmando que advogados não entrariam ali.
A presidente da ABRACRIM-ES, bem como as advogadas Manoela Soares, do Conselho Estadual da entidade; Alessandra Galvêas, vice-presidente da Comissão de Prerrogativas da Associação; e a associada Priscila Assis, apresentaram-se como representantes da ABRACRIM e acompanharam todo o procedimento de atendimento ao advogado, os depoimentos e todo o trâmite. Elas assinaram toda a documentação como advogadas de Renato Cintra, deixando claro que estavam ali em defesa das prerrogativas profissionais do colega. A representante da Comissão de Prerrogativas da OAB/ES, Daniela Pacheco Cruz, também acompanhou o desenrolar da situação.
No Boletim de Ocorrências que foi registrado junto à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Pessoal do Espírito Santo, ficou documentado que o Guarda Municipal praticou crimes de ameaça, lesão corporal, ofensa a prerrogativas do advogado, usurpação de função que não compete à Guarda Municipal, além de ter violado a própria lei da Guarda Municipal, por não ter oferecido tratamento digno ao cidadão.
A presidente da ABRACRIM-ES, Sharlene Maria de Fátima Azarias, afirmou que o sentimento, após o ocorrido, era de satisfação e dever cumprido, “por poder ajudar, representar a ABRACRIM e espalhar essa nossa força e união”. Já o presidente nacional da ABRACRIM, Elias Mattar Assad, declarou que “o espírito da união para resolvermos nossos problemas, exigindo respeito e o cumprimento das leis, é o caminho”. “Parabéns e que sirva de padrão de atuação para todas as estaduais e regionais que estão nascendo com o desenvolvimento do nosso projeto de interiorização. Onde estivermos em grupo, aí estará a nossa força”, concluiu.