Skip links

Abracrim marca presença na comemoração do Dia do Advogado no Senado Federal

A Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim) esteve presente na sessão especial pelo Dia do Advogado realizada no Senado, na última sexta-feira (11). O evento foi capiteneado pela senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), que apresentou o requerimento para a homenagem e definiu a advocacia como uma nobre e imprescindível profissão.

A presidente da Abracrim Mulher e Secretária-Geral da Abracim Nacional, Ana Paula Trento, definiu a advocacia como a guardiã da chama dos direitos fundamentais e também como defensora da esperança, pois muitas vezes o advogado recebe a demanda da “última esperança” de um cidadão que recorre à Justiça. “É uma grande honra representar a Abracrim, no ano de comemoração de seus 30 anos, nesse evento tão importante para as advogadas e advogados brasileiros”, afirmou.

Também estiveram no evento, representando a Abracrim, Joaquim Pedro, procurador da Abracrim-DF; Emerson Davis Leônidas Gomes, do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) do Ministério da Justiça e Segurança Pública; e associados da Abracrim no DF.

Para a senadora, o avanço tecnológico e a globalização trouxeram novos cenários jurídicos, tornando a defesa do oprimido ainda mais complexa. Ela elogiou os esforços dos advogados em prol da justiça e apontou a advocacia como a mais difícil e desafiadora profissão entre todas da área jurídica. “Que a advocacia seja uma força transformadora e positiva em nossa sociedade. Esta sessão especial é uma lembrança de que o trabalho do legislador e do advogado estão intimamente ligados, pois a lei é a matéria-prima da advocacia”, afirmou a senadora, que é advogada nos ramos empresarial e de família.

Soraya Thronicke destacou alguns dos seus projetos que agilizam o trabalho do advogado e aproveitou para fazer uma defesa de mais mulheres dentro da área jurídica. A senadora lembrou que apresentou, no ano passado, uma proposta de emenda à Constituição (PEC 6/2022) que faz uma reserva para as mulheres dentro do chamado quinto constitucional, nas indicações da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público para os tribunais superiores. A PEC está aguardando indicação de relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A vice-presidente da OAB do Distrito Federal, Lenda Tariana Dib Faria Neves, representou o presidente da OAB Nacional Beto Simonetti. Estiverem presentes também: Paulo Nicholas de Freitas Nunes, representante do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB); o advogado Ricardo Peres; o frei David dos Santos, idealizador da Educafro; e os advogados Sebastião Coelho e Marinho Soares, familiares dos homenageados, além de representantes de embaixadas e de órgãos públicos, que também acompanharam a sessão de homenagem.

X