Skip links

ABRACRIM/PA – NOTA DE PESAR: O SILÊNCIO DO RISO DE UM NOBRE, CULTO E ILIBADO MAGISTRADO

O Excelentíssimo Senhor Doutor CLÁUDIO HENRIQUE LOPES RENDEIRO, Juiz Titular da 4a Vara do Tribunal do Júri de Belém, Estado do Pará, hoje – 18 de janeiro de 2021 -, por volta das 6h10, veio a óbito, em fatal consequência do Coronavírus – COVID-19.

O ínclito Magistrado, ao longo da sua vida profissional, teve destacado papel, enquanto Titular da Vara das Execuções Penais, levando não só a legalidade e justiça, como também, o direito da ressocialização, humanidade, bondade e amor. Doutor Cláudio Rendeiro, foi e será sempre lembrado por suas qualidades e virtudes humanas e espirituais.

Cláudio Rendeiro, em estando há pouco tempo como Titular da 4a Vara do Tribunal do Júri da Capital, julgou e sentenciou com a fidalguia dos Nobres, e a altivez dos Justos. Jamais, em tempo algum, nós, Advogadas e Advogados Militantes da área Penal e Criminal, iremos deixar de lembrar e enaltecer o trabalho do HUMANO JUIZ.

Em uma recente entrevista (Live), o Magistrado declarou que dos 6 (seis) filhos paridos por sua mãe, em São Caetano de Odivelas, quando viviam em uma humilde residência naquele Interior, dizia: “(…) esse aí jamais daria para ser juiz, estudar Direito, os outros cinco sim, podem ser, ele, não!(…)”. A Mãe de Cláudio Rendeiro O JUIZ, errou. Ele foi Advogado, Promotor de Justiça, e um dos melhores e maiores juízes do Pará, do Brasil. E, que bom que ela errou.

O Excelentíssimo Magistrado, em seu legado, deixa além da sabedoria jurídica; o dom do riso; a valorização da cultura paraense; o entusiasmo pela música, poesia e paródias. O Magistrado, ao tirar a HONRADA TOGA, dava vazão ao personagem EPAMINONDAS GUSTAVO, ao artista que encantou milhares e milhares de fãs. Hoje, justamente hoje, celebra-se o “Dia do Riso”, e, nas alegrias que o Magistrado e Artista Cláudio Rendeiro / Epaminondas Gustavo, nos concedeu, calamos, ficamos em silêncio, com as lágrimas, a dor da saudade… As cortinas do Palco e da Vida cerraram-se, fecharam, para nunca mais abrirem.

Doutor Cláudio Rendeiro, nós, Advogadas e Advogados Associados da ABRACRIM, ou que desta nossa Associação não façam parte, mas, tiveram a honra e prazer de dividir o tripé jurídico com Vossa Excelência, pedimos concessa maxima venia, um aparte, uma réplica, a mais ampla defesa, para declinar e escrever, nos anais da Justiça Brasileira, com notas taquigraficas para as gerações futuras: JUIZ CLÁUDIO HENRIQUE LOPES RENDEIRO, MUITO OBRIGADO(A)!

Valério Saavedra
Presidente ABRACRIM/PA

X