Skip links

Abracrim parabeniza advogada Louise Mattar Assad por atuação destemida em caso de feminicídio, mesmo após sofrer intimidação

A Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim) publicou uma nota de congratulações para a advogada criminalista e associada da Abracrim Louise Mattar Assad por sua atuação destemida, ética e profissional como assistente do Ministério Público em caso de feminicídio que teve o seu desfecho no dia de ontem (04/07/2024) no Estado do Paraná.

No texto assinado pela diretoria nacional, a Abracrim destacou que “Durante todo o curso do processo a advogada criminalistas Louise Mattar Assad sofreu tentativas de intimidação, invasão de sua vida pessoal, abuso de autoridade e violação em suas prerrogativas profissionais unicamente em razão do seu exercício profissional, múnus público que exerceu com afinco e coragem na defesa dos interesses da família da vítima.”

No caso, a advogada Louise Mattar Assad sofreu intimidação do delegado Erik Busetti, condenado, na madrugada desta sexta-feira (5), pelo duplo feminicídio da esposa, Maritza Guimarães de Souza, de 41 anos, e da enteada, Ana Carolina de Souza, de 16. Ao todo, serão 38 anos e 10 meses, além também da perda do emprego de delegado e do poder familiar.

O delegado pesquisou o nome da advogada, pois teve acesso ao sistema da Polícia Civil. Segundo a Polícia Penal do Paraná, responsável pelo Complexo Médico Penal, onde o condenado por matar a esposa e a enteada a tiros está preso, Erik aproveitou de uma brecha para ter acesso ao computador. Nos acessos feitos está o nome da advogada Louise Mattar Assad, que atuou como assistente de acusação no julgamento de Erik Busetti. O então delegado fez 18 buscas de informações sobre o nome da advogada, endereço e até sobre carros em seu nome.

Segue abaixo a íntegra da nota:

NOTA DE CONGRATULAÇÕES E DE APOIO À ADVOGADA CRIMINALISTA LOUISE MATTAR ASSAD

A Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas – ABRACRIM, por meio de sua diretoria nacional, juntamente com toda a diretoria da Abracrim-PR e todos os demais presidentes estaduais, em observância e salvaguarda de sua missão institucional, vem a público manifestar seu apoio e parabenizar a advogada criminalista e associada da Abracrim Louise Mattar Assad por sua atuação destemida, ética e profissional como assistente do Ministério Público em caso de feminicídio que teve o seu desfecho no dia de ontem (04/07/2024) no Estado do Paraná.

Durante todo o curso do processo a advogada criminalistas Louise Mattar Assad sofreu tentativas de intimidação, invasão de sua vida pessoal, abuso de autoridade e violação em suas prerrogativas profissionais unicamente em razão do seu exercício profissional, múnus público que exerceu com afinco e coragem na defesa dos interesses da família da vítima.

Como bem disse o criminalista do século Heráclito Fontoura Sobral Pinto: “a advocacia não é profissão de covardes”, os advogados e as advogadas criminalistas, possuem papel fundamental para a construção e manutenção do Estado Democrático de Direito e colaborar diretamente para o equilíbrio social e desempenhar esse papel é para quem tem coragem de se posicionar e atuar na busca de justiça.

A Abracrim segue vigilante e não medirá esforços para que todos os advogados e advogadas criminalistas tenham todos os seus direitos e prerrogativas respeitadas, resguardadas e asseguradas, não se admitindo, em nenhuma hipótese e em quaisquer circunstâncias, a prática de violações, abusos e intimidações em razão de suas atividades profissionais.

Seguimos, todos nós da Abracrim, firmes, fortes, vigilantes e atuantes na defesa da liberdade e independência da advocacia criminal brasileira.

Curitiba/PR, 05 de julho de 2024.

ABRACRIM – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS ADVOGADOS CRIMINALISTAS
Sempre à frente na defesa da advocacia criminal brasileira

X