ABRACRIM participa de ato em defesa da Advocacia Criminal em Brasília
O Conselho Federal da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – promove na próxima quarta-feira, dia 31 de agosto, o Ato em Defesa da Advocacia Criminal e do Direito de Defesa, em Brasília. A ABRACRIM – Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas – organizou uma delegação com todos os presidentes estaduais da entidade para participar do evento.
Para o presidente nacional da Associação dos Criminalistas, o advogado Elias Mattar Assad, o evento será um marco na história da advocacia brasileira. “É o Conselho Federal fazendo um só corpo com a advocacia. A ABRACRIM enaltece, participa e se coloca ao dispor do Conselho Federal nessas iniciativas de respeito ao direito posto. Um forte brado pelo resguardo do direito do cidadão em ter ao seu lado um advogado inviolável”, disse.
“Estamos com engajamento total da ABRACRIM no evento da Ordem, afinal, a matéria é do nosso mais profundo interesse. Por isso teremos toda a entidade representada, mostrando nossa força e nossa preocupação com tantos abusos contra nossas prerrogativas profissionais”, afirmou o presidente da ABRACRIM-RJ, James Walker. “O plenário do CFOAB se transformará no templo da advocacia criminal brasileira! Será o tempo e o espaço para as atuais e mais relevantes discussões na valorização dos defensores da liberdade e da democracia”, afirmou o presidente da ABRACRIM-PB, Sheyner Asfóra.
Desde o VII EBAC – Encontro Brasileiro dos Advogados Criminalistas, que aconteceu em Curitiba nos dias 30 de junho e 01 de julho, a ABRACRIM tem se colocado fortemente nas discussões nacionais em torno da defesa das prerrogativas legais dos advogados. A entidade vem acompanhando situações de violação da liberdade de atuação de advogados criminalistas, como a prisão arbitrária de profissionais e pleno exercício da profissão, decisões questionáveis do Poder Judiciário e atuações equivocadas de outros atores do Direito, como diferentes instâncias do Ministério Público e Polícias em várias partes do país. Para a ABRACRIM, a defesa das condições de trabalho para a advocacia é, acima de tudo, a luta pela garantia da democracia e dos direitos invioláveis de cada cidadão – como o direito à defesa.