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ABRACRIM promove curso de ‘Técnicas de Entrevista, Interrogatório e Detecção de Mentiras’ para associados

A Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (ABRACRIM) promove o curso “Técnicas de Entrevista, Interrogatório e Detecção de Mentiras”, em parceria com o professor Thompson Cardoso, conhecido internacionalmente por suas palestras sobre Segurança e Inteligência. A instituição visa o aperfeiçoamento dos(as) advogados(as) criminalistas associados(as).

Thompson é o melhor do país nesse ramo.

Serão três encontros virtuais, nos dias 06/03, 13/03 e 27/03, das 8h30 às 17h30 (horário de Brasília).

As vagas são limitadas e as inscrições vão até 31/12/2020.

Associados interessados, favor entrar em contato com Erica Bruns (83-98610-4704 – WhatsApp).

Não perca essa oportunidade!

CURRICULO DO PROFESSOR – Thompson Cardoso

Engenheiro Civil com formação na Universidade Federal do RS;
Pós Graduado na UNISINOS em Gestão Estratégica para Prevenção da Violência (Monografia sobre Entrevista e Interrogatório);
Professor de Inteligência Policial da Academia Superior de Polícia Civil do RS no tema específico de Técnicas de Entrevista, Interrogatório e Detecção de Mentiras;
Professor da Escola Superior de Administração Fazendária da Receita Federal-RS,
Professor de alguns Centros de Estudo, Aperfeiçoamento e Formação;
Professor da Escolas Superiores do Ministério Público;
Professor da Escola Itaú-Unibanco de Negócios e da Universidade Corporativa do Grupo Banco do Brasil/MAPFRE;
40 anos de experiência como Palestrante e Consultor de Segurança e Inteligência Empresarial;
*Cursos realizados com FBI (Inteligência Policial – incluindo Técnicas de Entrevista e Interrogatório), Grupo SWAT de Los Angeles, Dr. Ray Bull (Consultor da New Scotland Yard e maior autoridade da Europa em Entrevistas e Detecção de Mentiras) e Dr. Rui Mergulhão Mendes (CEO do Emotional Business Academy – Lisboa), maior autoridade portuguesa na área de linguagem não verbal;
Palestrante e instrutor de treinamentos nas áreas de Entrevista, Interrogatório e Detecção de Mentiras em diversas Empresas, Universidades e Instituições governamentais.

CRONOGRAMA DO CURSO

Módulo I
1. Abordagem dos mitos e verdades na leitura de sinais corporais;

2. A necessária diferenciação entre Entrevista e Interrogatório;

3. Apresentação das técnicas utilizadas pelo FBI e New Scotland Yard;

4. Táticas que devem ser utilizadas em cada momento da entrevista;

5. Habilidades importantes a um entrevistador para eficácia da entrevista;

6. Aspectos fundamentais da habilidade mais importante: escutar;

7. Como estabelecer o rapport e manter-se no controle da entrevista;

8. Identificação dos reais indicadores de veracidade ou não veracidade;

9. Estudo da proxemia e ambiente de entrevista;

10. Os cuidados para a não contaminação da entrevista;

11. Questões bipolares e tratamento de informações irrelevantes;

12. Tecnologias na detecção da mentira (polígrafo, analisadores de voz…)

13. Fixação das técnicas com exercícios práticos e vivenciais.

Módulo II
1. Análise da semântica no discurso

1.1. Voz ativa x voz passiva x mentira

1.2. Adjetivos, advérbios e locuções x mentira.

2.Planejamento da entrevista para detecção de mentira

2.1. Objetivos e parâmetros previamente disponíveis

2.2. Escolha dos entrevistados e ordem das entrevistas

2.3. Formulação de questões

2.3.1. Questões amigáveis de memória e raciocínio

2.3.2. Definição da baseline

2.3.3. Questões comportamentais

2.3.4. Questões motivacionais

2.3.5. Questões de desafio e controle

2.4. Gerenciamento do primeiro contato visual

2.4.1. Sinais corporais

2.4.2. Microexpressões

2.4.3. Tática de aproximação

2.4.4. Evitando o pré-julgamento

3. Recuperação de memória

3.1. Fatos verdadeiros x falsas memórias x mentira

3.2. Técnicas de recuperação de memória

4. Táticas para detecção de mentira

4.1. Como iniciar e manter o rapport: Linhas de Raciocínio

4.2. Como evitar a construção de uma negativa inverídica

5. Análise de sinais corporais contextualizados

5.1. Em intervalos gerenciados da entrevista

5.2. Nas demandas de recuperação de memórias

5.3. No desafio de contradições

5.4. No confronto com evidências desconhecidas do entrevistado

6. Micro expressões fundamentais

6.1. Identificação e contextualização básicas

6.2. O sorriso como elemento de análise de veracidade

7. Fisiognomia básica na análise da mentira

8. A Programação Neurolingüística e a mentira

9. A mentira exposta em confissão velada

10. Exercícios de aplicação para identificação de mentiras

10.1. Diversas cenas de filmes – análises e brainstorms

10.2. Vídeos reais – análises e brainstorms

Módulo Avançado (III)

1. Entrevistas de Inteligência: papel investigativo na produção de informações;

2. A importância da contextualização da entrevista;

3. A necessária contextualização do entrevistado:

3.1 Dilema ético x motivações à mentira;

3.2 Invertendo o custo x benefício de mentir;

4. A instrumentalização da detecção da enganação:
4.1 Timing: não expor os ganhos durante a entrevista;
4.2 Gerenciando conflitos durante os questionamentos;
4.3 Provocando e analisando emoções;
4.4 Alertas importantes na análise fisiognômica;
4.5 A análise de chats.

5 Análise profunda do discurso:
5.1 Identificando as mentiras por omissão;
5.2 Entender x interpretar x contaminação;
5.3 Pronomes: fantásticos reveladores de enganação;
5.4 Análise e interpretação dos detalhes na narrativa do entrevistado;
5.5 A real valoração das consistências ou inconsistências;

6 Análise da sinastria gestual x verbal:
6.1 A sincronia;
6.2 A naturalidade;
6.3 O espelhamento tático.

7 Neurociência: lidando com a atualização das memórias:
7.1 O timing para a entrevista;
7.2 A contaminação: falta de memória ou mentira?!
7.3 A maximização na produção de informações.

8 Elementos probatórios produzidos na demanda de um relato manuscrito;

9 Quando demandar/enxergar em croquis informações, omitidas em relato;

10 Análise estratégica da Contaminação da Imprensa:
10.1 Vídeos Caso Bernardo – RS;
10.2 Vídeo Caso Joaquim – SP;

11 Psicopatas: a imprescindível identificação para a correta lide:
11.1 Perfil comportamental;
11.2 Perfil emocional;
11.3 Perfil fisiognômico;
11.4 Dinâmica iterativa de fixação de conteúdo: identificando psicopatas

12 Diversas dinâmicas vivenciais para análise de veracidade.

Módulo Interrogatório (IV)

1. Conceito fundamental da Técnica de Interrogatório

2. Quando as Técnicas de Interrogatório devem ser utilizadas
2.1. Procedimentos prévios de entrevista
2.2. Definindo o timing para sua maximização
2.3. Ferramenta de fechamento do processo técnico de entrevista

3. Planejamento do Interrogatório
3.1. O tempo para o planejamento cuidadoso
3.2. Reunião e uso estratégico das evidências reais
3.3. Definição da linha de raciocínio para guiar o interrogatório
3.4. Os essenciais e corretos questionamentos
3.5. O correto aproaching de acordo com o perfil do interrogado: busca de esclarecimentos ou forte suspeição de ato fraudulento
3.6. Proxemia
3.6.1. Gerenciamento das dinâmicas segundo as características dos locais do interrogatório

4. As fases de um interrogatório
4.1. Especificidades na demanda da livre narrativa no interrogatório
4.1.1. Avaliação comportamental
4.1.1.1. Adição ou supressão de fatos
4.1.1.2. Análise da forma do discurso
4.1.1.3. Análise dos sinais não verbais
4.1.2. Gerenciamento de contradições com depoimentos anteriores
4.2. As questões fechadas
4.2.1. Relativas aos fatos conhecidos
4.2.2. Relativas aos fatos desconhecido
4.3. Desafiando as contradições

5. Técnicas utilizadas
5.1. Persuasão encadeada ou em bloco
5.2. Desestabilização emocional x dificuldade de raciocínio x resultados
5.3. Questionamento sustentável perante negações
5.4. Identificando/produzindo sobre inconsistências nos depoimentos
5.5. Cientificando o entrevistado das consequências advindas de seu comportamento x evidências apresentadas x provocar a verdade

6. Táticas utilizadas
6.1. A problemática da contaminação induzida x manipulação x obtenção de falsas admissões
6.2. A fundamental e oportuna utilização de alavancas psicológicas x pontos sensíveis do suspeito de fraude
6.2.1. Identificar e expor medos
6.2.2. A admissão/confissão como forma de amenizá-los
6.3. Produzindo sobre a extemporaneidade dos fatos
6.4. Produzindo sobre testemunhas preparadas
6.5. Jogos táticos para cada contexto
6.5.1. Atenção às emoções e micro expressões dos interrogados
6.5.2. Autoritarismo x produtividade zero
6.5.3. A linguagem que estabelece a empatia e produz informação

7. Comportamento do Corregedor
7.1. Autoridade e controle x perfil do interrogado
7.2. Quando o suspeito de fraude cala
7.3. Gerenciamento de suas próprias emoções
7.4. Quanto aos conflitos

8. Diversos exercícios vivencias

Aproveite e inscreva-se pelo Whatsapp: (83) 98610-4704.

Nannah Ribas
ABRACRIM NACIONAL

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