Abracrim reúne especialistas do Brasil e da Espanha para discutir a legislação sobre o racismo no futebol
Evento realizado nesta terça-feira (18) pela Abracrim Mulher – Diretoria de Relações internacionais – “Racismo no Futebol – Legislação Aplicada” – reuniu especialistas e grandes nomes da advocacia criminal do Brasil e da Espanha. Entre os nomes que participaram das discussões estão: Michelle Ramalho, presidente da Federação Paraibana de Futebol; Fernando Santos, presidente da Abracrim-BA; Rose Coulibaly, presidente da Abracrim Mulher-BA; Luis Eduardo Belarmino, advogado especialista em Direito Desportivo; Ruben Martín de Pablos, presidente da seção de Direito Penal de Madrid; Rafael Valencia Candalija, membro titular da Universidade de Sevilla; e dos advogados criminalistas espanhóis Antonio Abellán Albertos e Eva Papadópulos.
A presidente da Abracrim Mulher, Ana Paula Trento destaca que o evento foi de alto nível e a realização foi possível pelo grande apoio da representante no Reino Unido, Ana Carolina Ward, da representante na Espanha, Eva Papadópulos, e pela parceria com o Colegio de Abogados de Madri. “O racismo é estrutural, mas o esporte é estruturante. Com muita troca de conhecimento, seguimos unidos e em combate a todo tipo de preconceito”, reforça Ana Paula Trento.
Na visão do presidente da Abracrim Nacional, Sheyner Asfóra, as questões sobre racismo no esporte são atuais e o debate sobre os reflexos criminais do tema são fundamentais. “Parabéns para a Abracrim Mulher pela realização de um evento com um tema tão atual e importante e que vem gerando novas diretrizes para a advocacia criminal no Brasil e no mundo, principalmente após o caso do jogador Vini Jr.”, frisa o presidente da Abracrim.