ABRACRIM/RO recebe denúncias e faz vistoria em unidade prisional de Rondônia
Após receber denúncias sobre possível colapso na Penitenciária Regional Doutor Agenor Martins de Carvalho, em Ji-Paraná, por desrespeito aos protocolos de segurança exigidos em caso de suspeita e confirmação de apenados com Covid-19, a representante da Diretoria Estadual da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas do Estado de Rondônia (ABRACRIM/RO) – Adriene Rodrigues, juntamente com os associados Márcio Calado, Eliane Jordão e Jordan Miranda, compareceram à unidade e fizeram uma inspeção, a fim de averiguar a veracidade das denúncias.
A equipe de criminalistas foi acompanhada pelo diretor interino da unidade, Paulo Vieira, e pela a assistente social Sônia Arenhardt.
A presidente da ABRACRIM/RO – Aisla Carvalho, contatou o Secretário Justiça – Marcus Castelo Branco Alves Semeraro, e propôs uma reunião do secretário com a diretoria da associação. Semeraro se comprometeu com a solicitação e afirmou que vai buscar a melhor solução para que a situação não se agrave.
Nos próximos dias, o vice-presidente da ABRACRIM/RO, Rodrigo Batista e Adriene Rodrigues, participarão de uma reunião na Secretaria de Justiça (Sejus), com o intuito de somar esforços em defesa dos Direitos Humanos dos presos da unidade e de todas àquelas que precisarem de intervenção nesse sentido.
Agora a ABRACRIM/RO irá oficiar os órgãos competentes sobre a famigerada situação, comunicando as denúncias e a inspeção realizada, além de continuar o monitoramento do número de infectados e acompanhará as providências tomadas pelo Estado.
Nannah Ribas
ABRACRIM NACIONAL