Skip links

ABRACRIM segue firme na luta pelas mulheres e pela advocacia criminal

Dando seguimento às ações e comemorações relacionadas ao Dia Internacional das Mulheres, a Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (ABRACRIM) celebra o sucesso do evento “Roda de Conversa – Atualização Lei Maria da Penha”, ocorrido no último dia 08, em parceria com o Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Hortolândia/SP.


Ana Paula Trento (presidente da ABRACRIM MULHER), Adriana D’Urso (presidente da ABRACRIM MULHER/SP) e Isabella Borges (advogada criminalista e parceira ABRACRIM) ladearam o palco universitário com Fernanda Covolan (coordenadora do curso de Direito da Unasp) e Tamara Brockhausen (psicóloga e parceira ABRACRIM).


Entre os pontos abordados durante o evento, foram apontados os tipos de violência contra a mulher e, principalmente, ressaltadas as formas de combate às agressões, seja física, patrimonial, psicológica, sexual ou moral.

“A nossa arma maior é a informação”, disse Adriana D’Urso.

Apesar de alguns entraves relacionados à saúde, Ana Paula Trento planejou, organizou o evento de maneira ímpar.

“Eu entendo que é extremamente importante passarmos todos os apontamentos, principalmente em relação às atualização da Lei Maria da Penha. O público de aproximadamente 800 pessoas presentes naquele auditório, em sua maioria universitárias e universitários, nos recebeu de forma tão intensa, que acredito que conseguimos cumprir com os objetivos traçados”, ressaltou a presidente.

Segundo Ana Paula, é importante que os que estão iniciando no Direito, entendam desde a história da própria Maria da Penha, como a lei surgiu e como ela é aplicada na prática. “Vi nos rostos dos ouvintes que muitos não faziam ideia de como é triste a história da mulher que deu nome a nossa principal lei que combate a violência doméstica. É preciso fazer entender e fazer sentir que o processo foi árduo e sofrido, mas que hoje temos um amparo importante – por mais que sempre sejam necessárias atualizações normativas. Porém, sem dúvidas, fizemos um grande avanço e, tenho certeza que plantamos uma semente em cada um que esteve ali presente.”

É preciso destacar os esforços incansáveis das representantes da ABRACRIM em todos os estados, especialmente de Santa Catarina, Bahia, Pernambuco,Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Ceará, Espírito Santo, Pará e Distrito Federal. A união literalmente faz a força!

“A prioridade da ABRACRIM MULHER é que, por meio de todas diretorias estaduais, seja possível desenvolver pesquisas acadêmicas, legislativas, tratarmos sobre prerrogativas, produzir eventos e fortalecer a advocacia criminal feminina sempre, em todo o território nacional”, disse Trento.

Ainda, segundo a presidente, em breve será lançada a primeira revista com artigos científicos da ABRACRIM MULHER e, o VI Encontro Nacional das Advogadas Criminalistas será realizado em conjunto com o XI Encontro Brasileiro da Advocacia Criminal, no Costão do Santinho (Florianópolis/SC), nos dias 22, 23 e 24 de setembro de 2022.

“Advogada criminalista, faça parte da família ABRACRIM! Sozinhas somos fortes, unidas somos imbatíveis!”, finalizou Ana Paula Trento.

Já o presidente – em exercício – da ABRACRIM Nacional, Sheyner Asfóra, afirma apoiar incondicionalmente todos os movimentos feitos pela ABRACRIM MULHER. “Estou muito feliz e satisfeito com os trabalhos impecáveis que comissão vem desenvolvendo. É preciso que unamos forças e sigamos combativos, pró-ativos e vigilantes! Em nome da ABRACRIM Nacioanal agradeço todas e todos que não cansam de lutar pelas mulheres e pela advocacia criminal brasileira”.

Agradecimentos especiais: Edilson Casagrande (vice-presidente ABRACRIM-SP), Luis Leite Camargo (presidente OAB Hortolândia), Cristiano Joukhadar (secretário da ABRACRIM e conselheiro da OAB/SP), Ana Clara Badaró (presidente da Comissão da Jovem Advocacia da ABRACRIM-SP), Camila Fortes, Luiz Eduardo D’Urso (vice-presidente Cadep Nacional), a todos os amigos, amigas, associados e associadas ABRACRIM.

ARTHUR DO VAL


A ABRACRIM MULHER após o vazamento dos áudios do deputado Arthur do Val (SP), imediatamente solicitou perante à Assembleia Legislativa de São Paulo e ao Ministério Público, providências contundentes em relação às falas inconcebíveis e odiosas, assumidas pelo próprio parlamentar em entrevista à imprensa.

ACOMPANHE: https://www.abracrim.adv.br/noticias/abracrim-pede…

Nannah Ribas
ABRACRIM NACIONAL

X