Advogado é executado a tiros em Quixadá-CE
Associação dos Advogados Criminalistas manifesta solidariedade à família e repúdio à onda de violência no estado
O advogado Josenias Saraiva Gomes foi executado no final da tarde da última terça-feira, 19 de julho, em Quixadá, ao lado de outras duas pessoas. Josenias tinha escritório na cidade de Morada Nova, mas estava em Quixadá acompanhando clientes a uma delegacia de polícia.
O automóvel em que estava o advogado foi abordado por outro carro, com três pessoas, que dispararam vários tiros. Além de Josenias, morreram também os outros dois ocupantes do automóvel, o empresário Veridiano e o filho dele, de nome Sadoque. Os atiradores fugiram em direção ao município de Ibaretama. Policiais do Comando Tático Rural (Cotar) fazem buscas pelos suspeitos na região.
A Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas no estado do Ceará – ABRACRIM-CE – divulgou uma nota de pesar, manifestando preocupação com a onda de violência que toma conta do estado. De acordo com o presidente da Associação no Ceará, advogado Cândido Albuquerque, afirma que a entidade está acompanhando de perto o caso e cobrando providências das autoridades. “Diante da apatia com que se comportam as autoridades que deveriam manter a ordem, registramos nossa mais completa indignação, ao mesmo tempo em que cobramos providências contra o caos que se instalou na Segurança Pública do Ceará”, argumenta.
A nota divulgada pela ABRACRIM-CE ressalta que “a advocacia criminal cearense encontra-se de luto, e, unida, lutará contra a omissão do Estado e dos que imaginam ser possível calar a voz dos advogados cearenses”. O Comitê gestor da entidade, composto pelo presidente Cândido Albuquerque e pelos advogados Waldir Xavier, Bruno Queiroz e Daniel Maia, garante que não descansará na “luta firme e destemida em defesa da ordem, da democracia e do resguardo dos postulados constitucionais”. A nota ainda acrescenta: “Unidos, nós, advogados criminalistas, não permitiremos que o silêncio sepulte a nossa indignação e que a injustiça faça morada em nossas consciências”.