Skip links

Advogados criminalistas do Ceará discutem crise no sistema penitenciário

A ABRACRIM/CE – Associação Brasileira de Advogados Criminalistas no estado do Ceará – realizou na última quarta-feira, 22 de junho, uma reunião entre seus associados. Na ocasião, os advogados da área criminal discutiram a crise no sistema penitenciário. Nas rebeliões registradas no mês de maio, inclusive durante a greve dos agentes penitenciários do estado, pelo menos 19 mortes de presos foram registradas – e a Secretaria de Justiça e Cidadania do Ceará admite que o número de mortos entre os detentos pode chegar a 26.

Durante a reunião da ABRACRIM/CE também foi discutida a ideia de se marcar uma audiência pública com a Secretaria de Justiça para tratar da situação carcerária. Nesta quinta-feira, 23 de junho, representantes da ABRACRIM-CE e da OAB/CE (Ordem dos Advogados do Brasil, secional Ceará), voltaram a se reunir e marcaram a audiência pública para o dia 11 de julho.

De acordo com o presidente da ABRACRIM/CE, Cândido Albuquerque, a situação carcerária no estado é cada vez mais preocupante. “É preocupante. O Estado não está conseguindo ter controle e os presídios estão totalmente controlados pelos presos, crime organizado e facções”, afirma o advogado.

EBAC

A ABRACRIM/CE também está organizando a delegação cearense que irá participar do VII EBAC – Encontro Brasileiro de Advogados Criminalistas, marcado para os dias 30 de junho e 01 de julho em Curitiba, non campus principal da PUCPR. De acordo com Albuquerque, o grupo está animado e ansioso pela chegada ao Encontro, já que nomes importantes da advocacia criminal nacional estarão presentes e temas fundamentais para o bom exercício da profissão estarão em análise.
X