Advogados de Sergipe são impedidos de entrar em penitenciária
Advogados de Sergipe estão sendo impedidos de entrar no Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho (Copajaf), em Aracaju. Segundo o presidente da seccional sergipana da Ordem dos Advogados do Brasil, Henri Clay Andrade, os profissionais são barrados sem nenhuma justificativa, e o problema persiste há aproximadamente três anos.
No entanto, em reunião com o secretário estadual de Justiça, Antônio Hora, a OAB-SE obteve o compromisso de que os advogados terão amplo e irrestrito acesso aos internos a partir de agora.
Em entrevista à ConJur, Andrade destacou que esse é apenas um dos inúmeros problemas enfrentados pela advocacia no sistema prisional sergipano. Segundo ele, os presídios do estado estão sem parlatórios, e os advogados têm que conversar com seus clientes nos corredores, em frente às celas. “A atuação dos profissionais é feita de forma completamente inadequada e insegura”, diz.
De acordo com o presidente da OAB-SE, o governo estadual alega que não tem dinheiro para reabrir as salas. Disse ainda que o secretário de Justiça do estado sugeriu que a Ordem cuidasse da estrutura se tivesse dinheiro. “O sistema prisional de Sergipe está em estado de calamidade.”
A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Justiça do Sergipe não foi encontrada para comentar o caso. Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB-SE.
(Fonte: www.conjur.com.br – encaminhadas por Leonardo de Moraes, Presidente da ABRACRIM-AL)