Associação Brasileira de Advogados Criminalistas lamenta morte de Arnaldo Malheiros Filho, um dos mais importantes advogados da área no país
(Adriane Werner, assessora de Imprensa da ABRACRIM, com informações do ConJur)
Morreu nesta terça-feira, 24 de maio, em São Paulo, o advogado criminalista Arnaldo Malheiros Filho. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, onde havia sido submetido a um transplante. Malheiros estava com 65 anos de idade e era considerado um dos mais importantes criminalistas do país.
A ABRACRIM – Associação Brasileira de Advogados Criminalistas – lamentou a morte do advogado. O presidente da entidade, Luiz Flávio Borges D’Urso, e o presidente eleito, Elias Mattar Assad, que se encontraram na tarde de terça em Curitiba, afirmaram que a advocacia criminal brasileira perde muito com a morte do colega. Malheiros era um dos advogados mais apaixonados pela atuação na área criminal. “Gosto da liberdade, tanto a que a profissão liberal me dá, como a liberdade das pessoas que eu defendo. Eu não seria um bom acusador e também creio que não sirvo para julgar”, afirmou o advogado, em 2006, em entrevista ao portal jurídico Consultor Jurídico (ConJur).
A morte de Malheiros repercutiu nos meios jurídicos de todo o país. “É uma grande perda para toda a nossa comunidade jurídica, porque se tratava de um colega que, além da sua qualificação técnica impecável, era um ser humano extraordinário, sensível, carinhoso, e, acima de tudo, competente. É nossa obrigação, especialmente enquanto dirigente da Abracrim, de perpetuar sua memória como um exemplo a ser seguido pelas futuras gerações de criminalistas”, afirmou o presidente da ABRACRIM, Luiz Flávio Borges D’Urso.
Para o presidente eleito da ABRACRIM, Elias Mattar Assad, “o Brasil perde mais uma das estrelas maiores da constelação da advocacia criminal brasileira”. Mattar Assad lembrou ainda que a ABRACRIM fará uma justa homenagem ao advogado Malheiros na Solenidade de Abertura do VII EBAC-Encontro Brasileiro de Advogados Criminalistas, que acontece em Curitiba nos dias 30 de junho e 01 de julho.