Skip links

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS ADVOGADOS CRIMINALISTAS – AMAZONAS NOTA DE REPÚDIO, LAMENTO, ESCLARECIMENTO E AGRADECIMENTO.

A Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas no Amazonas – ABRACRIM – AM, vem a público externar o seu sentimento de REPÚDIO em face da crescente onda de preconceito e violência que afeta os advogados criminalistas brasileiros, exemplificada neste ato, pelo homicídio da Dra. Maria Inês Ribeiro, advogada criminalista militante no Estado do Amazonas, ocorrido no dia 3 de agosto do corente ano, tendo como acusado o Sr. LEONARDO ELIAS NAHMIAS DE OLIVEIRA.
ESCLARECEMOS que desde o momento em que fora noticiado o fato, tanto a Ordem dos Advogados do Brasil, quanto a Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas estiveram de prontidão para auxiliar os familiares da colega, inclusive através do custeio das despesas do funeral e disponibilização da Sede da OAB para realização do velório.
Todas as diligências necessárias foram realizadas junto aos órgãos policiais para prestar informações que culminaram com a prisão do acusado no dia 8 de agosto do ano em curso.
AGRADECEMOS a todas as equipes da Polícia Civil, que não mediram esforços para prender o suspeito, em especial ao Dr. Francisco Sobrinho (DELEGADO GERAL DE POLÍCIA CIVIL), Dra. Ivone Azevedo (TITULAR DA DELEGACIA DO IDOSO), Dr. Adriano Felix (TITULAR DA DERFD) e Dr. Ivo Martins (TITULAR DA DEHS).
Registre-se ainda, o apoio nas investigações do D.R.C.O (Drs. Juan Valério e Guilherme Torres), e da SEAI (Dr. Mario Paulo).
Frise-se, outrossim, o comprometimento da Dra. Ivone Azevedo, que chegou à identificação do suspeito graças às investigações de outro caso – o estupro de uma idosa.
Ressalte-se, ainda, a presteza com que os agentes de polícia conduziram as investigações. Digno de nota e elogio, o trabalho integrado das forças policiais que tem surtido efeito positivo para a comunidade. A ABRACRIM/AM apoia trabalho policial desenvolvido com competência e zelo, dentro dos limites da Constituição Federal e do Código de Processo Penal.
AGRADECEMOS ESPECIALMENTE, pelo comprometimento demonstrado com a classe, ao Dr. Marco Aurélio Choy e Dra. Adriana Mendonça (Presidente e Vice da OAB/AM, respectivamente), assim como à Dra. Denise Aufiero (Presidente da Caixa de Assistência ao Advogado do Amazonas), aos Dr. Glen Wilde (OUVIDOR GERAL DA OAB/AM) e à incansável Dra. Maria Yedda Furtado (OUVIDORA AUXILIAR DA OAB/AM e MEMBRO DA ABRACRIM/AM).
Informamos que continuaremos acompanhando o caso, com a atenção necessária para que ao final obtenhamos justiça.
Manaus, 10 de agosto de 2016.
CÂNDIDO HONÓRIO NETO
Presidente
RODRIGO RIBEIRO
Vice Presidente

X