Skip links

Associado da Abracrim Arthur Richardisson Diniz é nomeado para o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária

O advogado criminalista Arthur Richardisson Evaristo Diniz, vice-presidente Nacional do Observatório Nacional da Advocacia Criminal da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), foi nomeado pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para integrar o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) do Ministério da Justiça.

O CNPCP é um órgão consultivo e fiscalizador composto por 13 membros, que inclui advogados, juízes, desembargadores, policiais penais, promotores e defensores públicos, além de representantes da sociedade civil. O principal objetivo do conselho é assessorar na formulação de políticas criminais e penitenciárias, promovendo o aperfeiçoamento do sistema penitenciário nacional.

Arthur Richardisson celebra a indicação: “É uma honra integrar o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), um órgão que desempenha papel fundamental na construção de diretrizes e políticas voltadas à promoção da justiça e à humanização do sistema prisional. Como advogado, reconheço a importância de garantir que as políticas públicas no âmbito criminal e penitenciário respeitem os direitos fundamentais e promovam a defesa de um sistema de justiça que seja justo e eficiente. Meu compromisso é defender soluções que equilibrem a segurança pública com a proteção dos direitos humanos, lutando contra o populismo penal e fortalecendo as garantias processuais, essenciais à justiça e à dignidade humana” afirma.

Arthur Richardisson se junta a outros dois membros da Abracrim, Bruno César Gonçalves e Emerson Davis Leônidas Gomes, que também fazem parte do CNPCP.

Carreira

Com uma carreira notável na advocacia criminal, Arthur Richardisson é pós-graduado em Advocacia Criminal pela Abracrim-CEI e possui certificado em Direito Penal Econômico pela USP. Entre suas publicações, destaca-se a coautoria do livro “Tráfico de Pessoas no Estado da Paraíba: Um Diagnóstico”. Ele também atuou como pesquisador na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com foco em crime organizado e terrorismo, sob orientação do professor PhD Sven Peterke. Além disso, Arthur foi tutor extensionista em cursos de capacitação de policiais civis, militares e rodoviários federais na Academia de Polícia Civil da Paraíba.

X