
Coleção de livros “As Criminalistas”, que reúne 15 obras de 135 autoras, será lançada dia 21 de março no ENAC 2025, em Fortaleza
A coleção de livros “As Criminalistas”, fruto do trabalho da Comissão Nacional da Mulher Advogada Criminalista (Abracrim Mulher), será lançada no próximo dia 21 de março, durante o V Encontro Nacional das Advogadas Criminalistas (ENAC), que será realizado em Fortaleza (CE). São 15 livros, com 135 autoras, que estarão no lançamento que será no Hotel Oasis, às 13 horas, no salão Brasil. A coletânea contou com a coordenação da presidente nacional da Abracrim Mulher, Ana Paula Trento, da Secretária-Geral Adjunta da Abracrim Mulher, Carla Tortato e da Layla Freitas, secretária-geral da Abracrim Mulher.
A presidente da Abracrim Mulher, Ana Paula Trento, destaca que a coleção literária foi fruto do trabalho coletivo da diretoria nacional da Abracrim Mulher, em conjunto com todas as presidências estaduais da Abracrim. “Essa coleção é um marco na valorização da produção intelectual feminina no Direito Penal e no Processo Penal. São obras que demonstram a força, a competência e a pluralidade das mulheres, que escreveram sobre os mais variados temas com profundidade e excelência”, pontua.
Ana Paula Trento também reforça que as obras são mais que um projeto literário. “Essa coleção representa um propósito: o fortalecimento da advocacia criminal feminina no Brasil. É uma iniciativa que vai além das palavras, inspirando e empoderando as mulheres que escolheram trilhar esse caminho tão desafiador e essencial”, frisa.
ENAC 2025
Sob a organização da diretoria nacional, comissões e presidências estaduais, o ENAC 2025 promete ser um marco no fortalecimento da advocacia criminal feminina no Brasil. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/v-encontro-nacional-das-advogadas-criminalistas-enac-2025/2763485?referrer=shre.ink.
A programação incluirá workshops temáticos, palestras sobre investigação defensiva e debates conduzidos por renomadas profissionais. A realização do ENAC em Fortaleza conta com o apoio da Abracrim Ceará, que tem à frente líderes como a presidente Lígia Peixe, além de Izabel Facó, presidente da Comissão Abracrim Mulher-CE, e Christianne Collyer, vice-presidente da comissão.
