Skip links

​Comissão de Proteção dos Direitos Humanos da ABRACRIM-GO visita Casa de Prisão Provisória em Aparecida de Goiânia

A presidente da Comissão de Proteção dos Direitos Humanos da ABRACRIM-GO (Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas no estado de Goiás), Lorena Ayres, visitou pessoalmente, na última sexta-feira, 11 de maio, a Casa de Prisão Provisória no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. O objetivo da visita foi verificar “in loco” as instalações e verificar as condições de alojamento dos apenados, na defesa da união, para efetivação de bons resultados no sistema prisional goiano.

Lorena Ayres destacou que “a garantia da integridade física e moral da comunidade carcerária é uma função dos defensores dos direitos humanos”. Por isso, fez questão de estar pessoalmente no local. A presidente da comissão afirmou que foi bem recebida pelo diretor da Casa, Paulo Ventura, que teria garantido que “a ideologia da Casa de Prisão Provisória é ajudar o próximo”.

“O trabalho na CPP é árduo, aplica-se a lei em sua integralidade, porém há defesa a dignidade da pessoa humana acima de tudo. Não podemos utilizar de algo que não seja a construção de uma sociedade justa e igualitária. Fazemos tudo o que está no alcance, sempre o melhor”, afirmou o diretor da CPP.

A ABRACRIM-GO e a CPP devem estreitar relações e traçar parcerias a partir de agora. Durante o encontro, os dirigentes discutiram sobre Educação no Sistema Prisional Goiano, especialmente medidas a serem adotadas para os presos provisórios. As entidades preveem ainda parcerias para cursos de alfabetização, profissionalizantes e o preparatório para o ENEM prisional. Também estiveram presentes à reunião a advogada Maysa Cristina Carneiro de Lima e Rodolfo Prado, da Casa de Prisão Provisória.

“Educação sempre será a base para a mudança social, política, cultural de uma sociedade. Se temos educação, temos cabeças pensantes e como medida a longo prazo, redução da criminalidade. É preciso conscientizar. A educação é direito de todos”, disse a presidente da Comissão de Direitos Humanos da ABRACRIM-GO, Lorena Ayres.

O presidente da ABRACRIM-GO, Alex Neder, ressalta a importância do trabalho, tendo em vista futuras parcerias para a defesa de políticas públicas e investimentos e o resgate de quem pratica delitos. “Ressocialização é primordial”, ressaltou.

X