Diretoria da ABRACRIM/MT reúne com juíz representante do núcleo de execuções penais de Cuiabá
No dia 12 de julho de 2017 a diretoria da ABRACRIM/MT representada pela Presidente Estadual em MT e Ouvidora Nacional Michelle Marie, o ouvidor Estadual em MT Anderson Nunes de Figueiredo e secretário geral Rodrigo Araújo, se reuniram com MMº Juiz Geraldo Fernandes Fidélis Neto do Núcleo de Execuções Penais da Comarca de Cuiabá, e com a gestora Geral da 2º Vara Criminal Gicelda Rosa Fernandes da Silva Spinola e a Gestora Judicial do Tribunal de Justiça de MT Adriana Carla Lima com a finalidade de unir as partes processuais para buscar melhorias de interesse comum, como o atendimento aos advogados criminais que atuam na Vara bem como aos reeducandos.
Nesse contexto foi discutido sobre as condições de trabalho dos advogados criminais ao atender seus clientes no parlatórios nas unidades prisionais onde não possuem privacidade necessária para atendimento, bem como péssimas condições do espaço físico oferecidos.
Foi discutido ainda o congestionamento do atendimento no balcão da Segunda Vara Criminal que atende os reeducandos e os advogados ao mesmo tempo, onde foi constatado a insuficiência de espaço e servidores disponíveis para a demanda, tendo em vista possuir apenas 09 servidores para administrar mais de 15 mil processos em tramite na Vara.
Outro assunto debatidos foram a utilização de procedimentos de contenção aos reeducandos sem justificativas plausíveis o que pode ensejar retaliações desnecessárias a sociedade.
Fora ainda sugestionado pelo MMº Juiz que a ABRACRIM/MT encampasse uma campanha de doações de vestuários a fim de ficarem disponível ao reeducando que tenha sua liberdade concedida para que assim possam ao sair ter respeitadas sua dignidade, a qual aceitou e inicia neste momento a campanha.
Ficou deliberado que será realizada uma reunião conjunta entre a ABRACRIM/MT, o juízo do Núcleo de Execuções Penais e diretores das unidades prisionais.