ELEIÇÕES CFOAB – ‘Votando diretamente, diremos que rumo tomar, que Ordem queremos’, ressalta ex-presidente da OAB
A Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (ABRACRIM) promoverá o I Webinário ABRACRIM, no próximo dia 06 de outubro, às 19h, com a temática “Eleições diretas para o CFOAB – O que pensa a advocacia brasileira”.
Existem projetos de lei sobre o assunto tramitando na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Já no debate entre a classe advocatícia, o voto direto puro, não é um ponto pacífico.
Atualmente, 81 advogados votam e assim, representam aproximadamente 1,2 milhão de profissionais, o que não é visto como democracia por muitos. Outros pontos controvertidos são o aumento de cargos da diretoria, eleição para os cargos de conselheiros e a canalização da demanda da advocacia.
Segundo o advogado, ex-presidente da OAB-ES e atual presidente da ABRACRIM-ES, Homero Junger Mafra, é preciso inicialmente pensar no equilíbrio federativo. “Eu me posicionei contra as eleições diretas para o Conselho Federal anteriormente. Hoje, sou francamente a favor. Podemos ter experiências ruins? Podemos. E as últimas eleições presidenciais, ao meu entender, foram exemplo disso. Mas entre o mandonismo local, os acordos de cúpula, fico com a manifestação soberana da advocacia. A advocacia brasileira vai dizer, livremente, que rumo quer tomar. Democracia nunca é demais”, disse.
Mafra ainda afirma que as eleições diretas para o CFOAB podem mudar muita coisa para a advocacia brasileira. “Votando diretamente para Presidente, diremos que rumo tomar, que Ordem queremos. Não podemos ter medo da manifestação de vontade da advocacia.” E ainda citou Agostinho Neto: “Inexoravelmente/como uma onda que ninguém trava/vencemos. O povo tomou a direção da barca”.
Sobre a tramitação dos projetos no Congresso Nacional, Mafra acredita que será tranquila, porque a advocacia quer assim. “E como a advocacia quer, os que não querem oxigenar o Conselho Federal – e não são poucos – terão vergonha de se opor”, apontou o advogado.
Esse é um tema fundamental a ser debatido pela advocacia brasileira. Mafra afirma que a partir das eleições diretas, a advocacia terá certamente uma mudança no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, com mais abertura, uma OAB mais arejada e atenta aos sentimentos reais da advocacia.
ELEIÇÕES EM DEBATE
A Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (ABRACRIM) promove o I WEBINÁRIO ABRACRIM com o temática: “Eleições Diretas para a Presidência do CFOAB: O que pensa advocacia brasileira”, no próximo dia 06 de outubro, a partir das 18 horas.
O Webinário contará com a participação de Elias Mattar Assad (presidente da ABRACRIM Nacional), Felipe Santa Cruz (presidente do CFOAB), Rita Cortez (presidente do IAB) Luiz Flávio Borges D’Urso (presidente de honra da ABRACRIM e ex-presidente da OAB-SP), Luiz Viana Queiroz (ex-presidente da OAB-BA e vice-presidente do CFOAB), José Augusto Noronha (ex-presidente da OAB-PR e diretor tesoureiro do CFOAB), Cássio Telles (presidente da OAB-PR), Luciano Bandeira (presidente da OAB-RJ), Homero Mafra (ex-presidente da OAB-ES e presidente da ABRACRIM-ES), Eleonora Nacif (presidente do Ibccrim), Valentina Jungmann (conselheira federal da OAB-GO) e Sheyner Ásfora (presidente da ABRACRIM-PB e vice-presidente da ABRACRIM Nacional). A moderação será feita por Thiago Minagé (presidente da ABRACRIM-RJ).
O evento é GRATUITO e será ao vivo pelo link https://youtu.be/kF5UFyjG3Qs !
Para estudantes, a inscrição gratuita com certificado poderá ser efetuada pelo link bit.ly/webinarioabracrim
Nannah Ribas
ABRACRIM NACIONAL