JÚRI VIRTUAL – ABRACRIM/RO debate modelo misto de Júri em conselho da OAB/RO
Em momento histórico para Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas do Estado de Rondônia (ABRACRIM/RO), ontem (31), pela primeira vez foi oportunizado assento e direito à fala na reunião do Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO).
A pauta foi solicitada pela ABRACRIM/RO a fim de debater o Ato Conjunto 006 do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJ/RO), que trata sobre a retomada de julgamentos pelo Tribunal do Júri em “modelo” misto, ou seja, parte presencial e parte por videoconferência.
Assim que teve conhecimento, a ABRACRIM/RO de imediato levantou o alerta quanto ao Ato, considerando a sensibilidade da questão. De pronto, o presidente da associação Rodrigo Batista e a sua vice-presidente Adriene Rodrigues procuraram o presidente OAB/RO – Elton Assis, que acolheu a preocupação da advocacia criminal e entendeu as ponderações levantadas. Assis prontamente convidou a diretoria da ABRACRIM/RO para participar de reunião ordinária do Conselho.
O criminalista associado à ABRACRIM e conselheiro da OAB/RO José Rodrigues atuou como relator do processo em questão. Em seu voto, destacou a nota técnica elaborada pelo procurador da ABRACRIM/RO – Janus Pantoja e, concluiu pelo acolhimento total das recomendações, para busca imediata de diálogo juntamente ao TJ/RO, e assim, almeja a ampla discussão ao tema.
A sessão contou ainda com a presença e apoio irrestrito dos criminalistas associados Dilson Martins (conselheiro da OAB/RO) e Aisla Carvalho (conselheira superior da ABRACRIM Nacional). Dilson foi enfático na defesa dos pontos abordados.
Nannah Ribas
ABRACRIM NACIONAL