
Lançamento de livro sobre a Suprema Corte dos EUA acontece na próxima quarta na Biblioteca do STF
A Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim) convida seus associados e associadas para o lançamento do livro “A Autoridade da Suprema Corte e o Perigo da Política”, escrito por Stephen Breyer, ministro aposentado da Suprema Corte dos Estados Unidos, que será realizado na próxima quarta-feira, 2 de abril, às 18h, na Biblioteca do Supremo Tribunal Federal (STF).
A obra analisa a trajetória histórica da Suprema Corte norte-americana e discute os desafios impostos pela polarização política ao longo dos anos. O prefácio da edição brasileira foi escrito pelo ministro do STF Luís Roberto Barroso, que destaca a importância da reflexão proposta pelo autor: “Este livro contém um pouco da história do direito americano, a construção de uma atmosfera de grande respeito à sua atuação, as desconfianças de tempos mais recentes, bem como algumas sugestões para minimizar conflitos e percepções negativas”.
A tradução para o português ficou a cargo de Georges Abboud, Gustavo Vaugh e Gabriel Teixeira, este último filho da ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Daniela Teixeira. O evento de lançamento deve reunir juristas, acadêmicos e autoridades do meio jurídico para debater as ideias apresentadas por Breyer.
Stephen Breyer, de 86 anos, foi ministro da Suprema Corte dos Estados Unidos por mais de 28 anos, tendo sido nomeado em 1994 pelo então presidente Bill Clinton. Ele se aposentou em 2022 e atualmente leciona direito administrativo em Harvard.

Currículo de Gabriel Teixeira: