Skip links

Mensagem do Presidente da ABRACRIM Nacional aos Advogados e Advogadas Criminalistas do Brasil

Nobres Colegas Criminalistas.
O calendário decreta o final e o início de mais um ano em nossas vidas, com a diferença agora de que pelos esforços comuns, poderemos contar com a ABRACRIM-Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas, nossa nova advogada e grande irmã!
Creio que juntos, agora protegidos pelas muralhas dessa união nacional, poderemos construir melhores amanhãs para a Advocacia Criminal e contribuir com a OAB na síntese e solução dos problemas.
Quero fazer um agradecimento especial para todos os advogados e advogadas que se associaram na ABRACRIM, confiando no projeto nacional de aglutinação para enfrentamento destes tempos sombrios. Confesso que caminhando pelo Brasil e nessas quase mil filiações dos cinco primeiros meses deste ano, a compreensão foi tamanha que ninguém indagou “o que a ABRACRIM pode fazer por mim…”. Todos, com consciência plena de que somente unidos poderemos resgatar o justo orgulho de sermos advogados criminalistas, apenas aderiram e se ofereceram para ajudar em tarefas do projeto, com aquela mesma fé depositada pelo cliente quando nos constitui.
Embora fundada em 1993, essa nova caminhada começou em Curitiba no “VII Encontro Brasileiro dos advogados Criminalistas” em julho/2016, com 27 Delegações (26 Estados e DF) ostentando orgulhosamente suas bandeiras naquela inesquecível noite de abertura. A ideia se propagou por todos os Estados consolidando os Comitês da ABRACRIM empolgando toda a base da Advocacia Criminal Brasileira, como nunca antes visto. Repetindo palavras de Jarbas Vasconcelos, Presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas do Conselho Federal da OAB, “a ABRACRIM hoje é considerada um patrimônio da advocacia criminal brasileira”.
Observo que pela primeira vez comemoramos o dia do advogado criminalista (2/12) em todo o Brasil.  Em junho de 2017 teremos o “VIII Encontro Brasileiro”, em João Pessoa.
Estamos atentos aos desrespeitos, violações e investidas ilegais contra o livre exercício de nossa profissão.  Estivemos ao lado de incontáveis Colegas em momentos difíceis neste 2016, mostrando que os Criminalistas estão unidos e cobrando da OAB desagravos, atenções especiais aos criminalistas, manifestos e todas as providências legais contra os ofensores.
2017 será o ano da interiorização da ABRACRIM. Pela nova etapa do projeto, em cada região brasileira que  exista uma subseção da OAB, pretendemos ter um representante. Assim, em caso de violação de prerrogativas, mesmo em longínquos torrões de nossa Pátria, de pronto serão reportadas aos Comitês Estaduais e Ouvidorias para que todas as providências sejam tomadas.
Autoridades que desrespeitarem a Advocacia Criminal Brasileira, passarão pela lição inesquecível de se verem questionadas em seus órgãos administrativos, judiciais, Conselhos Nacionais, com possibilidade inclusive de medidas cíveis para reparações de danos individuais e coletivos.
Reunidos em torno dessa obra e contribuindo também com um pouco do nosso tempo – teremos cada vez mais natais felizes e anos novos prósperos com a retomada da possibilidade de exercermos nossas profissões com tranquilidade e de cabeça erguida, como a exerceram os honrados e inesquecíveis Criminalistas de outrora, que tanto admiramos…
Salve a Advocacia Criminal Brasileira!
Avante!
Elias Mattar Assad
ABRACRIM
Presidente Nacional

X