Skip links

MÊS DA MULHER – Presidente da ABRACRIM MULHER participa de lançamento de campanha contra abuso sexual na infância e violência doméstica

Nesta semana, a presidente da ABRACRIM MULHER, Ana Paula Trento, participou do evento de lançamento da campanha contra abuso sexual na infância, promovido pelo Instituto Nelson Wilians (INW), Instituto Justiça de Saia, Movimento Me Too Brasil e Sentinelas. Todas as organizações representadas por Anne Willians, Gabriela Manssur, Izabella Borges, Marina Ganzarolli, Luciana Terra, Gizelly Bicalho e Marcela Mcgowan.


Na oportunidade, além de breves saudações das organizadoras, foi concedida a fala para a atriz Duda Reis, que apresentou sua nova ONG Survivor, e para Luciana Temer, presidente do Instituto Liberta, para apresentação da nova campanha contra o abuso sexual na infância.

Segundo as organizadoras, é hora de celebrar as conquistas e encarar os desafios que ainda restam.

Durante a pandemia de COVID-19, os índices de violência doméstica subiram 36%. Por outro lado, foram vistas mulheres incríveis e de destaque em suas áreas de atuação levantando a voz contra agressores e, falando publicamente sobre seus traumas e violência sofrida.

Na condição não mais de vítimas e sim de sobreviventes, estas mulheres dão sua voz, imagem e reputação para movimentar o debate sobre as violências que sofrem diariamente, inspirando centenas de mulheres e meninas a romperem o silêncio.

Projetos de impacto de acolhimento e atendimento de vítimas como o Me Too Brasil, o Justiceiras e o Instituto Justiça de Saia, o INW e o Sentinelas são diretamente impactados positivamente graças à coragem e voz de cada sobrevivente que contribui para quebrar o estigma da violência e inspirar outras mulheres a fazerem o mesmo.

No evento também foram homenageadas as sobreviventes de violências sexual e doméstica.

“Acredito que iniciativas como esta são importantes para reconhecermos muitas das vozes que dão força ao trabalho de enfrentamento à violência, pois é por meio delas que temos outras mulheres reconhecendo sua situação de violência e quebrando paradigmas. Agradeço a presença de todas. Seguiremos juntas em prol do envolvimento de empresas e da sociedade neste diálogo para sensibilizar, prevenir, combater e identificar situações de violência doméstica das mulheres do nosso país”, disse Anne Wilians.

“E foi justamente nesse encontro tão potente que, hoje, eu e Duda Reis, lançamos o Survivor, Instituto que auxiliará mulheres sobreviventes de violência doméstica e sexual a alcançar a autonomia emocional e financeira no momento pós-trauma. A violência marca profundamente a vida da sobrevivente. Para que seja possível sair do ciclo traumático é preciso que seja oportunizado à mulher condições para transmutar o lugar da vítima para o da sobrevivente.
Não é uma tarefa fácil. A sociedade reforça estereótipos e insiste em ver a mulher vítima como uma pessoa desempoderada, sem protagonismo da própria vida, infeliz, frágil. Juntas podemos ser o canal para que muitas mulheres voltem a ser as protagonistas de suas próprias vidas”, relatou a advogada Izabella Borges.

Em meio a mulheres tão aguerridas e decididas, Ana Paula Trento disse sentir-se privilegiada em ladear o bom combate com pessoas tão combativas. “Eu me senti lisonjeada e honrada pelo convite, primeiramente. O almoço em homenagem às vítimas de violência doméstica e sexual, além mostrar que não estamos sozinhas na luta, me deu mais vontade de seguir em frente e confirmar que estamos do lado certo. Juntas somos imbatíveis”.

Nannah Ribas

ABRACRIM NACIONAL

X