Nota da Comissão Brasileira de Advogadas Criminalistas da ABRACRIM
Sobre “IX EBAC” do RJ
A derrota da intolerância!
A Comissão Brasileira de Advogadas Criminalistas da ABRACRIM vem, por meio da presente nota, reafirmar seu incondicional apoio à Ouvidora Nacional da ABRACRIM Michelle Marie, expressamente citada por mensagem escrita em grupos institucionais pelo ex-Presidente da ABRACRIM-RJ, quando este manifestou-se exigindo punição de uma associada, sob pena de renunciar a seu cargo, o que acabou por fazer.
Na referida manifestação, alegou fatos que não correspondem à verdade e acabou por ofender advogadas integrantes da ABRACRIM que, em um grupo privado de whatsapp, discutiam medidas possíveis para fazerem valer seus direitos e tiveram suas conversas vazadas descontextualizadas sem qualquer autorização.
Por ocasião do IX EBAC, após serem feitos pleitos, conforme documento elaborado no I Encontro Nacional da Mulher Criminalista da ABRACRIM, e ter sido postergada a votação dos requerimentos que legitimamente buscam a paridade entre membros homens e membros mulheres nas diretorias e eventos, restou criado grupo privado em meio de mídia social, com o único objetivo de troca de informações, debates e com a finalidade de buscar uma solução para o ocorrido.
Naquele grupo, várias opiniões foram dadas e propostas apresentadas, o que representa nada mais do que o direito constitucional e democrático de reunião e de expressão livre de ideias.
Uma das ideias apresentadas foi a de subir ao palco do evento, antes do seu início, para que fosse exigida tomada de decisão sobre o pleito apresentado. Ressaltamos, foi apenas uma ideia discutida, que permaneceu no âmbito da subjetividade, a qual não foi aprovada por consideração não apenas ao evento e à sua organização, mas também em especial respeito ao Presidente Nacional da ABRACRIM, Elias Matar Assad.
Assim, o EBAC transcorreu naturalmente sem que houvesse qualquer tipo de problema.
Qual não foi a desagradável surpresa ao, no dia de ontem, depararmo-nos com manifestação do ex-presidente da ABRACRIM-RJ em redes sociais, desvirtuando o acontecido e distorcendo os fatos, com o intento de criar conflitos internos na ABRACRIM, mas, especialmente, de ofender a Ouvidora Nacional, Michelle Marie, única diretamente apontada na manifestação, e que, ao contrário do que foi alegado, foi uma das integrantes do grupo privado de whatsapp que imediatamente vetou qualquer manifestação que prejudicasse o adequado andamento do evento.
É certo que o ex-presidente da ABRACRIM-RJ não mais integra sequer os quadros da Associação, tendo em postagem de FB informado expressamente tal fato. Entretanto, em face do uso de expressões inadequadas e colocação de fatos que não são verdadeiros, os presentes esclarecimentos se tornam indispensáveis.
Não aceitamos as alegações de que a reivindicação de igualdade de direitos e paridade entre homens e mulheres seja considerada “motim” e repudiamos com veemência as alegações do mencionado ex-presidente de que diversas decisões tomadas colegiadamente teriam o objetivo de afrontá-lo, especialmente porque o todo é muito mais importante do que um indivíduo sozinho. Achar que qualquer decisão ou opinião seja com objetivo de ofender pessoalmente determinada pessoa é dar-se maior importância do que realmente possui. Os cargos de Presidentes são por prazo determinado, mas a nossa ABRACRIM é eterna.
Reafirmamos nosso apoio à Ouvidora Nacional Michelle Marie que, em detrimento de sua saúde, tempo pessoal, convivência com sua família, seu trabalho, seu escritório, desde a reestruturação da ABRACRIM em 2015, dedica-se incansável e incessantemente ao crescimento da Associação, pelos direitos de todos os seus membros, sem qualquer interesse pessoal ou de autopromoção.
Por fim, reafirmamos nosso comprometimento com a ABRACRIM e com nosso presidente Elias Matar Assad que, além de líder, agregador, é defensor incondicional da advocacia criminal.
É a nota de lamento!
Vitória de Oliveira Rocha Alves
Presidente
Sibele Biazotto
Vice-Presidente
Sharlene Azarias
Secretária Geral
Mariana Lopes Bonfim
Secretária Geral Adjunta
Daniela Francisco
Segunda Secretária