Skip links

Nota de pesar e repúdio à violência contra a mulher

A ABRACRIM (Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas), por meio de sua Comissão Brasileira de Advogadas Criminalistas, com muito pesar, compartilha a presente nota, em razão do brutal assassinato de uma guerreira, morta na sua batalha árdua por Direitos Humanos, a Vereadora MARIELLE FRANCO. Com pesar, lamenta também a morte de seu motorista Anderson Pedro Gomes, igualmente executado de forma brutal.

A Associação busca, prioritariamente, a defesa do Estado Democrático de Direito, a defesa das Liberdades Individuais e a plena manutenção das Garantias versadas em nossa Constituição Federal.
Sua luta foi suspensa, não interrompida!
Os projéteis de arma de fogo que, de maneira covarde e triste ceifaram sua vida na tarde de ontem, apenas suspenderam sua luta, mas ELES não terão força para cessar essa Batalha. Por você, Marielle, e por todas, assumimos o compromisso de SEGUIR EM FRENTE, NA LUTA! No mês da MULHER, uma Guerreira foi assassinada, com 9 tiros, 5 no rosto! TODAS NÓS TOMBAMOS COM ELA.
A ABRACRIM se preocupa com a violência diária sofrida pelo povo brasileiro, em especial de uma Mulher que, sendo socióloga, lutava politicamente na defesa do próximo, na defesa das garantias individuais e coletivas. Sua breve trajetória política foi marcada por atuação forte, com amplo diálogo com os mais variados movimentos sociais e enfrentamento direto às forças conservadoras. SUA MORTE É UMA PERDA ENORME! E MAIS UM DURO GOLPE À DEMOCRACIA BRASILEIRA.
A Comissão Brasileira de Advogadas Criminalistas salienta a preocupação com o feminicídio crescente no País e declara que o assassinato de mulheres combativas representa uma violação ao direito de luta em paridade de armas relacionadas ao gênero.
A ABRACRIM espera e exige que o Estado, por meio dos diversos órgãos competentes, garanta uma investigação imediata e rigorosa do assassinato desta Mulher, Vereadora, Socióloga, Lutadora, Defensora dos Direitos Humanos, Negra, defensora das Mulheres negras e dos moradores de favelas e periferias.
Sozinhas somos FORTES! Juntas SOMOS IMBATÍVEIS.
Não é só pelo GÊNERO! É pelo BOM COMBATE!l*

Vitória Alves – Presidente da Comissão Brasileira de Advogadas Criminalistas

Michelle Marie – Ouvidora Nacional

James Walker – Presidente da ABRACRIM-RJ

Jader Marques – Presidente em exercício da ABRACRIM

X