Skip links

​NOTA DE PESAR pelo falecimento do desembargador Lédio Rosa de Andrade

A ABRACRIM – Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas registra profundo pesar pela morte do desembargador catarinense Lédio Rosa de Andrade.

O desembargador, que se aposentou no ano passado, tornou-se referência e exemplo para todos os atores do Direito, com sua carreira ilibada. Militante de causas libertárias desde a juventude, Lédio Andrade foi presidente do Diretório Central dos Estudantes da UFSC, candidato a prefeito por Laguna (SC) e, à época em que ingressou na magistratura, aos 23 anos, foi o juiz mais jovem do Brasil. De sua atuação no TJSC, destacam-se inúmeras iniciativas de relevância social, como o programa Lar Legal, que tinha como objetivo regularizar a situação de posse e propriedade de terrenos em áreas onde vivem comunidades carentes.

Em 2018, após perder seu amigo Luiz Carlos Cancellier – que tirou a própria vida por considerar injusta a pressão que recebeu ao ser investigado pela Operação Ouvidos Moucos – tomou a decisão de voltar à atuação política, sendo candidato ao senado por Santa Catarina pelo Partido dos Trabalhadores.

Relembre aqui o discurso emocionado de Lédio Andrade durante a sessão fúnebre do reitor Cancellier.

Perde a Magistratura um grande defensor de causas humanitárias; perde o Direito um aguerrido profissional; perde a Academia o doutor em Filosofía Jurídica, Moral e Política, pós-doutor em Direito e doutor em Psicologia Clínica e da Saúde. Perde a família o pai e avô dedicado. Perde a sociedade brasileira o grande ser humano que deixa seu legado imortal.

Osvaldo Serrão – presidente em exercício ABRACRIM nacional

Michelle Marie – ouvidora nacional ABRACRIM

X