NOTA DE REPÚDIO 05/12/2020
A Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas no Acre – ABRACRIM-AC, vem a público prestar solidariedade à eminente colega Marina Belandi, vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Acre, e repudiar o ocorrido na data de ontem, 4 de dezembro de 2020, no âmbito da Delegacia de Flagrantes – DEFLA.
A Dra. Marina Belandi estava representando a OAB/AC em pedido de intervenção feito por colega advogado que estava tendo dificuldades para ter acesso ao delegado plantonista.
Ao pedir para conversar em particular com o advogado, a Dra. Marina Belandi foi alvo de palavras de baixo calão, além de ter sido maltratada tanto pelo agente de polícia quanto pelo delegado.
A trajetória da Dra. Marina Belandi é marcada pela defesa intransigente das prerrogativas da advocacia, e é lamentável que não tenha sido tratada com o respeito que merece, ainda mais na qualidade de representante da Ordem dos Advogados do Brasil.
Não há hierarquia nem subordinação entre as autoridades policiais e a advocacia. O tratamento dispensado na noite de ontem à Dra. Marina Belandi merece o mais veemente REPÚDIO por parte da ABRACRIM-AC.
A ABRACRIM ressalta que respeita o trabalho desempenhado pela Polícia Civil, mas que não se quedará silente quando um de seus colegas sofrer qualquer tipo de investida desarrazoada, injusta e que não seja compatível com a
dignidade da advocacia.
Por fim, a ABRACRIM-AC se coloca à inteira disposição da Dra. Marina Belandi para a tomada de todas as medidas administrativas e judiciais que forem necessárias.
Rio Branco-AC, 5 de dezembro de 2020
Thalles Vinicius de Souza Sales
Presidente da ABRACRIM-AC