Nota de Repúdio
A Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas de Minas Gerais – ABRACRIM/MG – repudia veementemente o fato lastimável ocorrido ontem em Ribeirão das Neves na região metropolitana de Belo Horizonte Minas Gerais, em específico no Presídio Antônio Dutra Ladeira.
Nessa ocasião, o Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MG Dr. Willian Santos e os advogados Willian Ferreira de Souza e Gregório Antônio Fernandes de Andrade, associados da ABRACRIM/MG, foram impedidos de adentrarem na referida unidade prisional para realizarem entrevista com presos que possivelmente teriam sido vítimas de lesão corporal.
Como foram impedidos de adentrarem em nome das referidas instituições, fato este que por si só demonstra considerável desrespeito às mesmas, solicitaram então permissão para entrarem na qualidade de advogados, haja vista que possuíam clientes na unidade prisional em questão.
Foi franqueada a entrada dos referidos advogados, contudo quando já estavam no interior da unidade prisional lhes foram negado o acesso aos seus respectivos constituintes.
Ademais foi lavrada ocorrência em desfavor do advogado Gregório Antônio Fernandes por suposto crime de desacato, tendo sido o mesmo conduzido na qualidade de preso para a Delegacia de Polícia, fato este acompanhado pelos representantes da ABRACRIM/MG Dr. Anderson Marques Martins Gomes Pereira e Dra. Nicole Gásparo Almeida, tendo sido o mesmo posteriormente liberado, após assinatura de Termo Circunstancial de Ocorrência.
A ABRACRIM/MG reputa o presente caso como abuso de autoridade e ofensa as prerrogativas profissionais dos advogados envolvidos.
Desta forma a ABRACRIM/MG, vigilante quanto à defesa das prerrogativas dos advogados criminalistas, repudia o abuso de autoridade perpetrado no caso em voga.
Uberlândia, MG, 18 de Janeiro de 2017.
DEIBER MAGALHÃES SILVA
Presidente da ABRACRIM – MG
ADERSON M. M. GOMES PEREIRA
Vice Presidente da ABRACRIM -MG