NOTA DE REPÚDIO contra a atitude policiais militares de Itaberaba-BA
A ABRACRIM-BA – Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas no estado da Bahia – vem a público manifestar seu repúdio contra a atitude de policiais militares lotados no município de Itaberaba-BA, que, na última quinta-feira, 4 de abril, agiram de forma truculenta e desrespeitosa para com o advogado José Reinaldo Vasconcelos Pinho Filho.
O profissional conduzia um cliente em seu veículo quando foi perseguido por duas viaturas até que parasse o carro. Os policiais o jogaram no chão, chutaram, apontaram armas e ainda o insultaram dizendo que “quem defende bandido também é bandido”. Rechaçamos de forma veemente a associação da conduta profissional do advogado com eventuais delitos cometidos por clientes. Protestamos ainda contra a violência na abordagem policial e truculência no trato com o colega, que sequer pôde apresentar sua identificação profissional.
Destacamos nosso respeito à Polícia Militar do estado da Bahia e, como sempre, colocamo-nos como parceiros da instituição centenária que muito nos honra. No entanto, mesmo acreditando que o fato tenha sido isolado, frisamos que nossa entidade sempre esteve e sempre estará atenta a qualquer desrespeito aos advogados criminalistas, bem como pronta para defendê-los diuturnamente para o exercício da profissão.
Sozinhos somos fortes, juntos somos imbatíveis!
Adriana Abreu – Vice-presidente da ABRACRIM-BA
Fernando Santos – ouvidor
Fabiane Almeida – Presidente da Comissão de Prerrogativas