Nota de Repúdio contra ações perpetradas pela direção da PEL I em Londrina/Paraná
A ABRACRIM – Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas e a APACRIMI – Associação Paranaense dos Advogados dos Advogados Criminalistas, vêm externar o seu repúdio ao fato das ofensivas ações perpetradas pela direção da Penitenciária Estadual de Londrina – PEL I – com claro intuito de tentar impor obstáculos à atuação dos advogados criminalistas.
Proibir que os advogados utilizem o estacionamento situado em frente ao Presídio é, além de uma atitude que diminui a respeitabilidade da própria direção da unidade, uma clarissima demonstração da indisfarçada intenção de causar dificuldade, desconforto e riscos aos advogados.
Não há qualquer justificativa plausível para tal proibição. É somente uma demonstração de pueril poder que, inclusive, desmoraliza a autoridade pública.
O dito estacionamento sempre foi de livre acesso aos advogados.
Atrasos no encaminhamento dos clientes ao parlatório da unidade são a regra e nenhuma providência foi tomada até o momento.
Há, no caso, evidente desrespeito às prerrogativas dos advogados e tentativas, dignas de risos, para o impedimento ao livre exercício e dignidade da advocacia. Assim sendo, é necessário que as autoridades em questão dignifiquem os cargos que ocupam e determinem o imediato afastamento das irregularidades aqui apontadas.
Curitiba, 15/12/2016.
Alexandre Salomão
APACRIMI/ ABRACRIM-PR
Presidente