Skip links

NOTA DE REPÚDIO DA ABRACRIM

NOTA DE REPÚDIO DA ABRACRIM

A nossa instituição se ressente, como toda a nação, pelo fato do Brasil viver um dos piores momentos de sua história.

Na quadra dos últimos acontecimentos veiculados por toda a imprensa nacional, a ABRACRIM, sem se manifestar sobre a questão política, posto que não nos compete, repudia veementemente as palavras ofensivas aos advogados, que vieram a público através da imprensa.

Tanto quanto uma imprensa livre e democrática, a advocacia deve ser respeitada e enxergada em sua função constitucionalmente prevista e assegurada, sobretudo como instrumento da consecução defensiva de direitos de todo cidadão e até da própria imprensa, quando atacada ou violada.

Não transigimos com a honra, o respeito e a dignidade dos advogados.

Não nos cabe comentar, debater ou prejulgar políticas, sobretudo por estar fora dos objetivos institucionais da ABRACRIM.

Cabe-nos sim, repudiar qualquer desrespeito à advocacia criminal.

A ABRACRIM segue vigilante ao livre e digno exercício da profissão, com absoluto amparo constitucional aos advogados criminais no exercício do seu mister, assegurado pela Constituição da República de 1988.

Jamais poderemos admitir palavras injuriosas usadas contra profissionais dignos que exercem diuturnamente a preservação do devido processo legal e o estado democrático de direito. Não compactuamos com protecionismos obscuros de corporativismo, mas jamais aceitaremos que a Classe seja achincalhada por qualquer pessoa, sobretudo, por pessoas públicas que deveriam ser os primeiros a zelar pela moralidade e a legalidade em prol da sociedade brasileira.

Assim, em nome ABRACRIM, renovamos nosso compromisso de cumprir, fidedignamente, nossa missão institucional de estarmos ombreados com a advocacia criminal, especialmente neste momento de inegável instabilidade política, econômica e até mesmo jurídica, de modo a amparar e defender os advogados Criminalistas sempre que nossa dignidade seja ameaçada, ainda que minimamente.

James Walker Júnior ABRACRIM-RJ

Presidente

* Nota emergencial, proposta pela ABRACRIM-RJ e aprovada pela ABRACRIM nacional.

X