A Comissão da Mulher Advogada da ABRACRIM-PI vem REPUDIAR, veementemente, “artigo” intitulado “O pudor da mulher atrai o respeito do homem”, de autoria de José Maria Vasconcelos e publicado, na data de hoje, no jornal Diário do Povo.
Ali, ao tempo em que enaltece a figura masculina e vitimiza o homem, denigre a imagem feminina e ridiculariza a mulher, retratando-a como objeto de desejo, de prazer sexual ou de conquista, com uma visão puramente sexista ou machista, própria de quem se recusa a sair da era das cavernas, embora vivendo e vivenciando no século XXI. Vestimenta nunca definiu e não define personalidades, tampouco constitui licença para que pessoas lhes faça o quiserem e bem entenderem. Animais é que julgam a presa pelas aparências.
Impossível desconhecer ou menosprezar a luta travada pela mulher ao longo dos séculos para ter reconhecido seu valor humano, seu papel no meio familiar e social, inclusive profissionalmente. Em 1820, a brasileira Nísia Floresta Augusta já lutava pela emancipação feminina; em 1917, a americana Mary Winsor já bradava que “Pedir liberdade para as mulheres não é um crime”; em 1918, a brasileira Maria Lacerda debatia sobre maternidade consciente e direitos da mulher; em 2013, a paquistanesa Malala Yousafzai comovia o mundo com sua luta pelos direitos das mulheres à educação.
Nada obstante, avolumam agressões contra a mulher. Casos de feminicídio são constantemente noticiados. Artigos como esse transformam, absurdamente, agressores em vítimas, incentivando, mesmo, a violência contra a mulher, discriminações e preconceitos, mostrando-os como natural em face da vestimenta ou adorno que a mulher possa usar. O direito da mulher, ser humano, envolve, inclusive, a escolha de vestimentas e adornos, devendo ser respeitado por todos. Artigos como esse mostram que a luta pela igualdade de gênero deve ser diuturna e incansável para afastar a cultura sexista e construir uma sociedade livre de preconceitos e discriminações que tantos males causam. Avante!
Daniela Carla Gomes Freitas – Presidente da Comissão
Claudia Portela Lopes – Vice Presidente
Islanny Oliveira Santos – Secretaria Geral
Rosiria Mary Coelho – Secretaria Adjunta