Nova obra do associado Carlos Pessoa de Aquino – “A Arte de Advogar – Entre Telas Jurídicas” – será lançada em abril
No próximo dia 14 de abril, o advogado e associado da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), Carlos Pessoa de Aquino, que também exerce a função de Diretor de Assuntos Institucionais da Abracrim-PB, lançará a sua obra “A Arte de Advogar – Entre Telas Jurídicas”, no Gulliver Mar Restaurante, às 12h, em João Pessoa, capital da Paraíba. No evento, o seu novo livro será apresentado pelo professor Marcílio Toscano Franca Filho do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba, que é Pós-Doutor em Direito pelo Instituto Universitário Europeu (Florença, Itália) e Subprocurador-Geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba.
O livro, da editora Porta, na visão do prefacista Marcílio Franca, o leitor tem em suas mãos uma complexa modulação entre razão, técnica e coração – um volume que tem uma só temática, um único assunto, um argumento apenas: o exercício constante da sensibilidade, transmutada em múltiplas linguagens verbivocovisuais no mundo jurídico. “É disso que trata este livro: sensibilidades. Seja em artigos técnicos em que o autor desenvolve seus argumentos jurídicos, demonstrando sua paixão pela tribuna advocatícia, seja nos discursos que proferiu em circunstâncias e auditórios diversos, seja nos ensaios em que comenta a prosa de Machado de Assis ou a poesia de Augusto dos Anjos, seja em suas coloridas telas reproduzidas entre os capítulos ou nos poemas transcritos aqui e ali, a sensibilidade de Carlos Aquino é a matéria, a questão, a tese, a trama e o objeto desta coletânea” diz em seu texto.
Segundo Marcilio Franca: “Com este livro, Aquino desmistifica aquele velho lugar comum segundo o qual a única ferramenta expressiva do advogado é a palavra empoeirada da lei ou do contrato. Hoje, as telas do direito são múltiplas – podem ser telas digitais, virtuais ou até mesmo coloridas telas de algodão ou linho. À semelhança de Paul Klee, Carlos Aquino demonstra que tudo é linguagem para se falar de e com sensibilidade. Com canetas ou pincéis. Afinal, a sensibilidade pode habitar em muitas moradas”.
Evento: Lançamento da obra “A Arte de Advogar – Entre Telas Jurídicas”
Dia 14 de abril 2023, às 12h
Onde: Gulliver Mar Restaurante, João Pessoa (PB).