Skip links

Observatório Nacional da Advocacia Criminal da Abracrim apresenta sua nova formação para 2024

O Observatório Nacional da Advocacia Criminal da Abracrim iniciou o ano de 2024 com um nova formação em seus núcleos. Braço estratégico da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), o Observatório, presidido pelo advogado Mário de Oliveira Filho tem por objetivo monitorar, em tempo real, todos os assuntos, matérias e temas de interesse da advocacia criminal veiculados no âmbito do Poder Judiciário, do Congresso Nacional, da imprensa, das redes sociais e dos grupos de mensagens, bem como observar informações compartilhadas em todas as plataformas físicas e digitais.

Igor Assunção Lopes e Tatiana Marie Baia Bittencourt são os responsáveis pelo Núcleo de Pesquisa do Observatório, que tem por objetivo formar um banco de dados para subsidiar pesquisas teóricas e empíricas acerca de informações e dados levantados pelo próprio Observatório.

Jennifer Neres dos Santos e Valéria Alves Rodrigues estão a frente do Núcleo de Comunicação do Observatório. O desafio desse núcleo é o de divulgar as atividades do Observatório e promover campanhas relevantes para advocacia criminal em conexão com a Diretoria Nacional e parceria com a OAB e organizações da sociedade civil.

O Grupo de Trabalho de Acompanhamento da Mídia e das Redes Sociais será composto por Alison Alves De Oliveira, Ana Paula Schmidt Favarin, Elisângela Azeredo da Silva Alves, Gustavo Graciano de Paiva e Robson Christiano Lobato Campelo Júnior, que são responsáveis pelo acompanhamento detalhado e sistemático das informações que permeiam o universo da Abracrim e da Advocacia Criminal, através de um monitoramento contínuo de fontes diversas, como sites jurídicos, mídia online, blogs, colunas e redes sociais.

Já o Grupo de Trabalho de Acompanhamento dos Tribunais Superiores será capitaneado por Tales Bernal Bornia. O objetivo principal é o de levantar dados e informações acerca de processos nos Tribunais Superiores, interligado com as Comissões Nacionais da Abracrim nas discussões nos Tribunais Superiores em matérias de relevância para advocacia criminal, matéria penal, processual penal e política criminal.

O Grupo de Trabalho de Acompanhamento das Alterações Legislativas terá Inngo Araújo Miná e Jorge Cespedes, com foco em monitorar políticas públicas e projetos de lei direcionados à advocacia criminal, as prerrogativas profissionais da advocacia, ao Estado Democrático de Direito e a política criminal e penitenciária.

O Núcleo de Prerrogativas, que realiza monitoramento constante e detalhado das atividades e eventos que possam influenciar o exercício da advocacia criminal e fatos de violações as prerrogativas das advogadas e dos advogados criminalistas, será composto por Adriana Machado E Abreu, Isabela Martins Neves e Sidney da Silva

O Núcleo de Direitos Humanos, Segurança Pública, Sistema Carcerário e Justiça Criminal terá Bruno César Gonçalves da Silva, Pablo Thafarel Fernandes Monteiro, Ricardo Pimentel Barbosa e Vitória Matos Rodrigues nessa nova formação. O núcleo é uma parte essencial do Observatório, dedicado a uma missão crítica: a defesa e promoção dos direitos humanos, a melhoria do sistema de segurança pública, a reforma do sistema carcerário e o aprimoramento da justiça criminal em nosso país. Eo monitora de perto as políticas, práticas e eventos relacionados aos direitos humanos, segurança pública, sistema carcerário e justiça criminal.

X